F1 – FIA confirma regras de punições

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014 às 13:57
FIA autoriza equipes a realizarem testes no Bahrain

Federação Internacional de Automobilismo

A FIA formalmente atualizou o Regulamento Esportivo da F1 com várias mudanças que vieram à tona durante os últimos meses.

Entre as novidades para 2014 está a introdução de uma punição de cinco segundos por delitos menores, que pode ser cumprida antes da próxima parada planejada do piloto.

As regras dizem: “O piloto deve entrar no pit lane, parar em seu box durante pelo menos cinco segundos e, em seguida, voltar a participar da corrida. O piloto punido pode, entretanto, optar por não parar, desde que não faça nenhum outro pit stop antes do final da corrida. Em tais casos, cinco segundos serão adicionados ao tempo de corrida do piloto.

Em seguida, acrescentam: “Enquanto um carro está parado no pit lane, como resultado de uma punição, não pode ser consertado até completar pelo menos cinco segundos”.

A regra de impedir os pilotos de pararem na pista na volta de retorno aos pits, a fim de aumentar a amostra de combustível – o que é pouco provável que seja necessário agora, uma vez que há um limite estrito do uso de combustível para a corrida – também foi introduzida, embora também cubra outras eventualidades: “Sob nenhuma circunstância um piloto poderá parar o seu carro na pista, sem motivo justificável”.

Os membros da equipe agora têm que usarem capacetes quando trabalharem no carro no pitlane durante a classificação, bem como nas corridas, como anteriormente.

Uma novidade interessante envolve uma maneira de reconhecimento dos pilotos totalmente novatos à distância, durante os testes de fins de semana de corrida: “Os carros conduzidos por pilotos que não possuem a Super Licença devem estar equipados com uma luz traseira verde que deve permanecer acesa em todos os momentos que o carro estiver na pista”.

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.