F1 – FIA aprova novo formato eliminatório da classificação

sexta-feira, 4 de março de 2016 às 10:11
Fórmula 1

Fórmula 1

A nova classificação eliminatória foi aprovada em seu formato orignal pelo Conselho Mundial de Automobilismo.

O novo sistema deverá ser introduzido no GP de abertura da temporada na Austrália, apesar das preocupações da Formula One Management em relação à sua implementação devido a problemas de software.

Os três períodos de classificação serão mantidos, com a Q1 durando 16 minutos e o carro mais lento sendo eliminado após sete minutos, e então a cada 90 segundos até restarem os 15 que irão participar da Q2.

O segundo período terá 15 minutos e seguirá o mesmo processo da Q1, com o primeiro piloto eliminado depois de seis minutos até restarem oito.

Na Q3 de 14 minutos, o primeiro piloto será eliminado após cinco minutos, com a sessão continuando até sobrar apenas o pole position.

A ideia original foi aprovada depois de reuniões do Grupo de Estratégia e da Comissão da F1 na semana passada em Genebra, mas Ecclestone revelou posteriormente que a FOM poderia enfrentar dificuldades para passar as informações às emissoras de TV.

Ecclestone sugeriu que, por causa desses problemas, o novo sistema poderia ser adiado, possivelmente não entrando em vigor antes do GP da Espanha em maio.

Nesta semana, surgiu a especulação de uma ligeira alteração no formato, com a Q1 e a Q2 adotando a configuração eliminatória, mas a Q3 mantendo o sistema que vem sendo utilizado desde 2006.

Isso garantiria que os oito pilotos competissem o tempo todo, já que foram expressadas preocupações com o risco do número cada vez menor de carros ser pouco atrativo para os fãs.

Porém, em sua reunião desta sexta-feira em Genebra, o Conselho Mundial optou por adotar o formato totalmente eliminatório. Entende-se que a FOM informou a Ecclestone que tudo pode ficar pronto a tempo para o GP da Austrália.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.