F1 – FIA altera regras de resgate para melhorar a segurança

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014 às 15:19

GP do Canadá

A FIA modificou regras para evitar uma repetição do tipo de acidente que levou à morte o fiscal de pista Mark Robinson, no GP do Canadá de 2013.

O chefe de segurança da F1, Charlie Whiting, falando nesta sexta-feira, revelou que todos os organizadores de corridas serão aconselhados no sentido de melhorar a segurança dos fiscais.

Robinson morreu após tropeçar e cair sob as rodas de um guindaste móvel, enquanto a Sauber de Esteban Gutierrez era resgatada após o término do GP do Canadá de 2013, levando a comissão de saúde e segurança dos trabalhadores de Quebec a alertar para uma série de erros de segurança.

O ponto chave para o acidente foi o fato de Robinson e um colega estarem se movendo na frente do guindaste segurando amarras de estabilização do carro enquanto era levado de volta aos boxes.

“O acidente no Canadá foi terrivelmente infeliz”, disse Whiting. “As coisas vão mudar a esse respeito. Desde o acidente, nós informamos a todos, se estiverem usando um veículo semelhante para levantar um carro, que nunca se deve andar na frente dele. É a lógica padrão”.

“A Autoridade Esportiva Nacional (ASN) do Brasil tem um sistema que prende duas cordas no carro para mantê-lo nivelado ao ser resgatado, fazendo com que não gire. Então você não precisa de várias pessoas para estabilizá-lo”.

“Estamos tentando fazer todos cientes deste sistema, a fim de minimizar a quantidade de pessoas necessárias para recuperar um carro. Essa é a chave para isso”.

Whiting destacou o fato de que o Canadá não é o único a ter tido fiscais movendo-se na frente de um guindaste móvel, citando o GP da Coréia de 2013 como apenas um exemplo de tais circunstâncias.

Espera-se que, como resultado da morte de Robinson, os organizadores tomem medidas para evitar colocar fiscais na posição onde eles poderiam ter um acidente similar.

“Quando você olha para a Coréia, quando o carro de Mark Webber foi resgatado, após incendiar na batida com a Force India de Adrian Sutil, você pode ver o trator chegando e havia quatro fiscais na frente dele”.

“E eles estavam correndo, o que é realmente ridículo”.

 

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.