F1 – FIA aberta a fazer ajustes no sistema de superlicença

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015 às 10:07

Fórmula 1

A FIA afirma que está aberta a ajustar o novo sistema de superlicença da Fórmula 1 no futuro se sentir que o peso das categorias de acesso precisa de mudanças.

Como parte de um esforço para aumentar as exigências necessárias para a obtenção da superlicença, a FIA introduziu uma idade mínima para os pilotos e impôs a condição de que eles precisam marcar pelo menos 40 “pontos de licença” nas categorias de acesso mais importantes.

Mas a distribuição desses pontos se mostrou controversa – principalmente com um campeonato inexistente da Fórmula 2 sendo o mais valorizado e uma categoria como a Fórmula Renault 3.5 tendo sido rebaixada. Contudo, a FIA admite que precisa ser flexível se a estrutura atual não se mostrar adequada.

Uma porta-voz da federação declarou ao site Autosport: “Nós definimos um conjunto robusto de condições para a qualificação. Em relação ao sistema de pontuação, é natural que alguns ajustes possam ser feitos a cada ano”.

A Renault solicitou conversas com a FIA visando esclarecer o motivo de seus campeonatos não terem sido tão valorizados quanto deveriam. A resposta da FIA é que vários fatores – e não apenas aspectos esportivos – foram levados em conta quando a pontuação foi decidida.

“Os critérios que decidiram o sistema de pontuação foram definidos não só pela performance esportiva relativa dos vários campeonatos”, acrescentou o porta-voz. “Há outras considerações que nós também precisamos incluir”.

“É claro, estamos ouvindo os argumentos da Renault e de quaisquer outras partes envolvidas. E como foi explicado, baseado em nossa experiência com a nova estrutura da superlicença, podemos ajustar o sistema de pontuação no futuro”.

Outra decisão controversa é que o futuro campeonato de Fórmula 2 da FIA foi o mais valorizado, com seu campeão recebendo 60 pontos. A federação explicou que isso foi motivado por seu desejo de criar um caminho mais estruturado rumo à Fórmula 1 para os jovens pilotos.

“A intenção da FIA é desenvolver um caminho claro das raízes do automobilismo até a Fórmula 1”, disse o porta-voz. “A futura Fórmula 2 da FIA será um passo importante nesse processo”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.