F1 – Ferrari segue dominando a pré-temporada

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019 às 16:52

Charles Leclerc em Barcelona hoje

Se alguém teve alguma dúvida de que o domínio de Sebastian Vettel ontem foi de alguma maneira por acaso, hoje seu jovem companheiro de equipe acabou com ela.

Como aconteceu com o alemão na segunda-feira, hoje Charles Leclerc liderou a tabela de tempo e ainda por cima completou o maior número de voltas, o que significa que, após dois dias de testes, os dois Ferraris são os primeiros, separados por apenas 0,086s e quase um segundo do rival mais próximo no mesmo composto de pneus.

O SF90 funcionou como um relógio, e embora seja totalmente inútil começar a imaginar o que poderia ser, está claro que a Ferrari mais uma vez produziu um carro muito bom que se mostra rápido e confiável imediatamente. Mesmo nos momentos finais da sessão, a equipe de Maranello estava coletando dados preciosos, com a asa dianteira do carro ostentando aquela pintura de visualização de passagem de ar.

Além de tudo, a Ferrari também parece forte nos long runs, ou seja, é um carro rápido, confiável e já começou a cuidar bem dos pneus logo de cara. Por enquanto, apesar de apenas dois dias de testes, é o carro que mostrou mais qualidades até agora.

Similarmente a ontem, a McLaren optou por mandar seu piloto – no caso de hoje, Lando Norris – em uma saída tardia com a borracha C4 mais macia, o britânico seguindo o exemplo de seu companheiro de equipe espanhol e garantindo o segundo lugar na tabela de tempos.

Se este é um truque de Zak Brown e sua turma para atrair novos patrocinadores, não sabemos, mas a favor da equipe Woking é o fato de que o MCL34 completou 104 voltas, muito longe daqueles dias ruins com um certo número de patrocinadores, com o antigo fornecedor de motores.

Kevin Magnussen foi o terceiro mais rápido, no entanto, como resultado de uma questão de assento, o dinamarquês terminou seu teste cedo, o que significou que Pietro Fittipaldi foi à pista antes do previsto, o jovem brasileiro não deveria dirigir o carro até amanhã à tarde.

Começando no final do dia, Fittipaldi logo estava à altura do grid e, se nada mais, evocava lembranças de olhos úmidos em fãs de certa idade, quando se lembraram de outro jovem piloto chamado Fittipaldi em um carro preto e dourado, que fez seu primeiro teste em Silverstone sob os olhos atentos do lendário Colin Chapman em 1969.

Após alguns problemas nos momentos iniciais do dia, que se resumiu a uma questão de direção, Alexander Albon colocou os problemas para trás e foi o quarto mais rápido com impressionantes 132 voltas.

Dito isto, ele teve sorte de não incorrer em danos quando uma saída insegura viu ele sair de sua garagem para se encontrar no caminho de Nico Hulkenberg, que estava em uma simulação de corrida.

Antonio Giovinazzi completou 101 voltas, apesar de ter perdido as primeiras duas horas de treinos esta tarde.

O Alfa continua a impressionar e, embora marginalmente mais rápido que o seu companheiro de equipe finlandês, deve-se notar que Giovinazzi estava com composto mais macio.

Como é sempre o caso, a Mercedes fez o seu próprio teste, andando com Lewis Hamilton esta manhã e Valtteri Bottas à tarde.

Sem incomodar-se com heroísmo ou necessidade de ultrapassar as tabelas de tempos, a equipe alemã prosseguiu calmamente com o W10 a correndo como um relógio e completando 163 voltas no total, o que significa que na realidade completou mais voltas do que a Ferrari.

Mas ainda falta ao carro alemão mostrar velocidade de fato, já que andando em velocidade “cruzeiro”, nada é levado ao limite mesmo como acontecerá nos treinos e corridas da temporada.

Tudo estava indo bem para Pierre Gasly até o final da tarde, quando o francês perdeu a traseira e bateu. Embora não pareça ter havido muito dano, não está claro se a caixa de cambio pode ter sofrido, isto num momento em que as peças sobressalentes são escassas.

O fato de que o jovem continuou a usar seu capacete firmemente no lugar, mesmo quando estava de volta à garagem conversando com seus engenheiros, dá uma pista sobre onde ele sentia a culpa.

Um dia misto para a Renault, onde o treino desta manhã foi cortado por uma falha na asa traseira de Daniel Ricciardo, que estava relacionada com o DRS.

O australiano, que desmembrou-se no T1 depois do incidente, conseguiu dar algumas voltas antes do intervalo para o almoço, mas à tarde o companheiro de equipe Hulkenberg colocou a equipe em boa posição com uma distância de corrida sem problemas.

Curiosamente, como foi o caso ontem, a dupla da Renault foi separada pelo mínimo, ontem foi 0,003s e hoje foi 0,049s, o que, se nada mais, oferece a perspectiva de alguns grandes duelos entre eles nesta temporada

Lance Stroll completou 79 voltas com a Racing Point, o melhor tempo do canadense a pouco mais de 2s do ritmo. No entanto, há uma especulação generalizada de que o carro que vemos em Melbourne contará com mais mudanças do que qualquer outro, com a equipe dizendo estar se sentindo silenciosamente confiante.

Entre eles, os 12 pilotos hoje completaram 1.023 voltas, e, além da rodada de Gasly, não houve mais sinais de alerta e nenhum grande problema de confiabilidade.

Como relatado anteriormente, a Williams espera chegar à pista durante a noite e espera-se que esteja em posição de dirigir o FW42 no início da tarde.

Veja os tempos e de hoje:

1 Leclerc Ferrari composto C3 1m18.247s
2 Norris McLaren composto C4 1m18.553s
3 Magnussen Haas composto C3 1m19.206s
4 Albon Toro Rosso composto C3 1m19.301s
5 Giovinazzi Alfa Romeo composto C4 1m19.312s
6 Bottas Mercedes composto C3 1m19.535s
7 Gasly Red Bull composto C3 1m19.814s
8 Hulkenberg Renault composto C3 1m19.837s
9 Ricciardo Renault composto C3 1m19.886s
10 Hamilton Mercedes composto C3 1m19.928s
11 Stroll Racing Point composto C3 1m20.433s
12 Fittipaldi Haas composto C3 1m21.849s

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