F1 – Fangio foi o primeiro e Schumacher venceu mais na Espanha
sábado, 13 de maio de 2017 às 7:15O GP da Espanha de F1 é disputado desde 1951. Nas duas edições disputadas nos anos 50, a prova ocorreu na pista de Pedralbes. O primeiro vencedor foi o argentino Juan Manuel Fangio, cinco vezes campeão mundial.
A prova voltou em 1968, na pista de Jarama. Até 1981, houve um revezamento com Montjuich Park. Foi nesse período que Emerson Fittipaldi venceu duas corridas, em 1972 e 1973.
Em 1986, a prova passou a ser sediada em Jerez de la Frontera. Foram disputadas cinco etapas naquela pista, com duas vitórias de Ayrton Senna (1986 e 1989). Em 1994 e 1997, Jerez foi a sede do GP da Europa.
Desde 1991, o GP da Espanha é disputado na pista da Catalunha, próxima à Barcelona. O maior vencedor da prova é o alemão Michael Schumacher, com seis triunfos.
Lista de vencedores:
Seq. | G. Prêmio | Nº | Piloto | Carro | Motor | Tempo | km/h |
1 | 1951 | 22 | J.M.Fangio | Alfa Romeo 159 | Alfa Romeo 1.5 L8C | 2:46’54.10 | 158.940 |
2 | 1954 | 38 | Mike Hawthorn | Ferrari 553 | Ferrari 2.5 L4 | 3:13’52.1 | 156.378 |
3 | 1968 | 10 | Graham Hill | Lotus 49 | Ford Cos. DFV 3.0 V8 | 2:15’20.1 | 135.834 |
4 | 1969 | 7 | Jackie Stewart | Matra MS80 | Ford Cos. DFV 3.0 V8 | 2:16’54.0 | 149.500 |
5 | 1970 | 1 | Jackie Stewart | March 701 | Ford Cos. DFV 3.0 V8 | 2:10’58.2 | 140.400 |
6 | 1971 | 11 | Jackie Stewart | Tyrrell 003 | Ford Cos. DFV 3.0 V8 | 1:49’03.4 | 156.400 |
7 | 1972 | 5 | E.Fittipaldi | Lotus 72D | Ford Cos. DFV 3.0 V8 | 2:03’41.23 | 148.630 |
8 | 1973 | 1 | E.Fittipaldi | Lotus 72E | Ford Cos. DFV 3.0 V8 | 1:48’18.7 | 157.500 |
9 | 1974 | 12 | Niki Lauda | Ferrari 312B3 | Ferrari 3.0 F12 | 2:00’29.56 | 142.400 |
10 | 1975 | 2 | Jochen Mass | McLaren M23 | Ford Cos. DFV 3.0 V8 | 42’53.7 | 153.738 |
11 | 1976 | 11 | James Hunt | McLaren M23 | Ford Cos. DFV 3.0 V8 | 1:42’20.43 | 149.690 |
12 | 1977 | 5 | Mario Andretti | Lotus 78 | Ford Cos. DFV 3.0 V8 | 1:42’52.22 | 148.920 |
13 | 1978 | 5 | Mario Andretti | Lotus 79 | Ford Cos. DFV 3.0 V8 | 1:41’47.06 | 150.510 |
14 | 1979 | 25 | P.Depailler | Ligier JS11 | Ford Cos. DFV 3.0 V8 | 1:39’11.84 | 154.430 |
15 | 1981 | 27 | G.Villeneuve | Ferrari 126CK | Ferrari 1.5 V6T | 1:46’35.01 | 149.160 |
16 | 1986 | 12 | Ayrton Senna | Lotus 98T | Renault 1.5 V6T | 1:48’47.735 | 167.486 |
17 | 1987 | 5 | Nigel Mansell | Williams FW11B | Honda 1.5 V6T | 1:49’12.692 | 166.848 |
18 | 1988 | 11 | Alain Prost | McLaren MP4-4 | Honda 1.5 V6T | 1:48’43.851 | 167.585 |
19 | 1989 | 1 | Ayrton Senna | McLaren MP4-5 | Honda 3.5 V10 | 1:47’48.264 | 171.373 |
20 | 1990 | 1 | Alain Prost | Ferrari 641 | Ferrari 3.5 V12 | 1:48’01.461 | 171.025 |
21 | 1991 | 5 | Nigel Mansell | Williams FW14 | Renault 3.5 V10 | 1:38’41.541 | 187.586 |
22 | 1992 | 5 | Nigel Mansell | Williams FW14B | Renault 3.5 V10 | 1:56’10.674 | 159.353 |
23 | 1993 | 2 | Alain Prost | Williams FW15C | Renault 3.5 V10 | 1:32’27.685 | 200.227 |
24 | 1994 | 0 | Damon Hill | Williams FW16 | Renault 3.5 V10 | 1:36’14.374 | 192.366 |
25 | 1995 | 1 | M.Schumacher | Benetton B195 | Renault 3.0 V10 | 1:34’20.507 | 195.320 |
26 | 1996 | 1 | M.Schumacher | Ferrari F310 | Ferrari 3.0 V10 | 1:59’49.307 | 153.785 |
27 | 1997 | 3 | J.Villeneuve | Williams FW19 | Renault 3.0 V10 | 1:30’35.896 | 200.314 |
28 | 1998 | 8 | Mika Häkkinen | McLaren MP4-13 | Mercedes 3.0 V10 | 1:33’37.621 | 196.863 |
29 | 1999 | 1 | Mika Häkkinen | McLaren MP4-14 | Mercedes 3.0 V10 | 1:34’13.665 | 195.608 |
30 | 2000 | 1 | Mika Häkkinen | McLaren MP4-15 | Mercedes 3.0 V10 | 1:33’55.390 | 196.324 |
31 | 2001 | 1 | M.Schumacher | Ferrari F2001 | Ferrari 3.0 V10 | 1:31’03.305 | 202.507 |
32 | 2002 | 1 | M.Schumacher | Ferrari F2002 | Ferrari 3.0 V10 | 1:30’29.981 | 203.753 |
33 | 2003 | 1 | M.Schumacher | Ferrari F2003-GA | Ferrari 3.0 V10 | 1:33’46.933 | 196.619 |
34 | 2004 | 1 | M.Schumacher | Ferrari F2004 | Ferrari 3.0 V10 | 1:27’32.841 | 209.205 |
35 | 2005 | 9 | Kimi Räikkönen | McLaren MP4-20 | Mercedes 3.0 V10 | 1:27’16.830 | 209.844 |
36 | 2006 | 1 | Fernando Alonso | Renault R26 | Renault 2.4 V8 | 1:26’21.759 | 212.075 |
37 | 2007 | 5 | Felipe Massa | Ferrari F2007 | Ferrari 2.4 V8 | 1:31’36.230 | 198.102 |
38 | 2008 | 1 | Kimi Räikkönen | Ferrari F2008 | Ferrari 2.4 V8 | 1:38’19.051 | 187.415 |
39 | 2009 | 22 | Jenson Button | Brawn BGP 001 | Mercedes 2.4 V8 | 1:37’19.202 | 189.336 |
40 | 2010 | 6 | Mark Webber | Red Bull RB6 | Renault 2.4 V8 | 1:35’44.101 | 192.471 |
41 | 2011 | 1 | Sebastian Vettel | Red Bull RB7 | Renault 2.4 V8 | 1:39’03.301 | 186.020 |
42 | 2012 | 18 | Pastor Maldonado | Williams FW34 | Renault 2.4 V8 | 1:39’09.145 | 185.837 |
43 | 2013 | 3 | Fernando Alonso | Ferrari F138 | Ferrari 2.4 V8 | 1:39’16.596 | 185.605 |
44 | 2014 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes F1 W05 Hybrid | Mercedes 1.6 V6T | 1:41’05.155 | 182.282 |
45 | 2015 | 6 | Nico Rosberg | Mercedes F1 W06 Hybrid | Mercedes 1.6 V6T | 1:41’12.555 | 182.060 |
46 | 2016 | 33 | Max Verstappen | Red Bull RB12 | TAG Heuer 1.6 V6T | 1:41’40.017 | 181.241 |
47 | 2017 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes F1 W08 EQ Power+ | Mercedes 1.6 V6T | 1:35’56.497 | 192.056 |
autoracing, edições, espanha, f1, juan manuel fangio, Michael Schumacher, noticias, pedralbes, pista, prova
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.