F1 – Falhas de segurança causaram a morte do fiscal no Canadá

sexta-feira, 8 de novembro de 2013 às 10:01

Resgate do carro de Gutierrez

Os organizadores do GP do Canadá foram responsabilizados por várias falhas de segurança importantes que levaram à morte do fiscal Mark Robinson após o fim da corrida deste ano.

Robinson morreu depois de tropeçar e cair sob as rodas de um guindaste móvel enquanto a Sauber de Esteban Gutierrez estava sendo recuperada imediatamente após a prova.

A comissão de saúde e segurança dos trabalhadores de Quebec (CSST) conduziu uma investigação detalhada sobre a morte, concluindo que uma série de erros de segurança foram responsáveis pelo que aconteceu.

Descobriu-se que o guindaste estava andando rápido demais, a 11km/h, e que o carro também estava suspenso em uma altura grande demais em relação ao chão, quase dois metros.

Não deveria haver ninguém próximo demais do guindaste enquanto ele estava se movendo, mas Robinson e um colega estava na frente a fim de estabilizar a Sauber por meio das cordas amarradas na parte traseira.

A maneira de estabilizar o carro enquanto ele estava sendo transportado foi considerada falha, e aqueles que recuperaram o carro não haviam sido treinados corretamente para fazê-lo.

Os organizadores do GP do Canadá concordaram com a implementação das recomendações de segurança sugeridas no relatório. Além disso, os espectadores também podem ser impedidos de entrar na pista imediatamente após o fim da corrida.

Isso porque a pressa para retirar a Sauber foi considerada parcialmente motivada por um compromisso incluído no acordo de realização da prova de tomar todas as medidas necessárias visando assegurar que os carros abandonados retornassem aos pits e fossem mantidos fora do alcance dos espectadores.

Antes da publicação do relatório da CSST, o uso de guindastes móveis para transportar os carros no circuito já havia sido banido como resultado do acidente.

“Nós fizemos aquela operação provavelmente 100 vezes ao longo dos anos, indo resgatar um carro na pista com segurança e nada aconteceu”, declarou François Dumontier, promotor do GP do Canadá, à CTV News de Montreal.

Uma multa, cujo valor ainda não foi finalizado, também será aplicada contra os organizadores.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.