F1 – Ex-projetista da McLaren vê falta de liderança na equipe

McLaren

John Barnard, o renomado ex-projetista de Fórmula 1 cujos carros venceram campeonatos para a McLaren nos anos 80, não se conteve ao comentar o momento difícil da equipe britânica.

Olhando de fora após deixar a F1 em 2001, Barnard oferece uma avaliação incisiva enquanto a segunda equipe mais bem sucedida na história da categoria se prepara para sua corrida em casa na Inglaterra.

“Acredito que é um problema fundamental de liderança técnica, porque acho que isso não existe lá”, declarou ele à Reuters. “Alguém precisa ficar no topo daquela pirâmide técnica controlando as coisas, mantendo todos na mesma direção. E eu não vejo isso acontecendo”.

“Se você tem pessoas lá dentro que fundamentalmente estão dizendo ‘isso é um monte de besteira, estamos indo na direção errada, isso não é bom’, então há duas escolhas”.

“Se seu diretor técnico não é bom, ele deve ser afastado. Ou as pessoas sob o comando dele que estão dizendo isso devem ser afastadas. É um jogo duro, nada agradável. Você precisa ser um pouco maldoso”.

A McLaren não vence uma corrida desde 2012 e está enfrentando dificuldades com problemas aerodinâmicos que, segundo a equipe, não podem ser resolvidos no túnel de vento.

O diretor técnico Tim Goss, um dos três engenheiros mais importantes da McLaren ao lado de Peter Prodromou, chefe de aerodinâmica, e Matt Morris, chefe de engenharia, foi demitido em abril e ainda não foi substituído.

“Creio que é necessário alguém que defina uma direção, garanta que todos a sigam e queiram ir nessa direção”, acrescentou Barnard.

A McLaren, que alega ter menos funcionários do que Mercedes, Ferrari e Red Bull, passou grande parte do ano passado culpando a Honda pela falta de desempenho do carro e enaltecendo seu chassi.

A Red Bull já venceu três corridas com o mesmo motor Renault nesta temporada, mas o melhor resultado da McLaren foi uma quinta colocação.

“Eles tiveram três anos de… bem, francamente nós não sabemos o quão bom ou ruim um motor é”, continuou Barnard.

“Porém, todos eles afirmavam ‘nós temos o melhor chassi do grid, é tudo culpa do motor’. Por favor, pessoal! Se alguém não acaba com isso e diz ‘talvez nós estejamos errados’, você termina nesta situação. No fundo do poço. E esse é o caminho que eles estão seguindo”.

A McLaren se recusou a comentar as palavras de Barnard.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.