F1 – EUA 2017: Hamilton vence e fica perto do tetra

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton se aproximou ainda mais de seu quarto campeonato mundial na Fórmula 1 com uma vitória dominante no GP dos Estados Unidos.

O piloto da Mercedes perdeu a liderança para o rival Sebastian Vettel na largada, mas retomou a posição ainda no começo da prova para obter sua nona vitória da temporada e a quinta em seis participações em Austin.

Vettel chegou em segundo e agora está 66 pontos atrás de Hamilton com apenas 75 disponíveis, enquanto Max Verstappen tomou a terceira posição de Kimi Raikkonen com uma manobra espetacular na última volta da corrida.

No entanto, Verstappen recebeu uma punição de cinco segundos por sair da pista e ganhar vantagem ao completar a ultrapassagem, o que deixou o holandês em quarto e colocou Raikkonen novamente no pódio.

Valtteri Bottas terminou em quinto, com sua equipe Mercedes conquistando seu quarto título de construtores consecutivo a três etapas do final da temporada.

Vettel fez uma ótima largada e mergulhou por dentro de Hamilton na curva 1 apesar do britânico ter tentado fechar a porta. Após algumas voltas, Hamilton entrou na zona do DRS, lançou um ataque na reta oposta e assumiu a ponta.

Vettel parou na volta 16, trocando os pneus ultramacios pelos macios, mas Hamilton deu três voltas a mais. Apesar do alemão ter feito uma série de voltas mais rápidas, o britânico ainda conseguiu retornar à frente.

Verstappen fez um primeiro trecho longo após largar em 16º e escalou o pelotão até chegar à liderança quando os outros fizeram suas paradas. Hamilton alcançou rapidamente o piloto da Red Bull e usou o DRS para ultrapassar na curva 14.

Verstappen parou na volta 24 e retornou em quinto com os pneus macios. A Red Bull então decidiu ser agressiva e o chamou para um segundo pit-stop 13 voltas depois.

O holandês colocou os supermacios e se manteve em quinto graças à enorme vantagem que tinha sobre Esteban Ocon, com Vettel reagindo e fazendo o mesmo, mas caindo de segundo para quarto.

Isso promoveu Bottas a segundo e Raikkonen a terceiro, mas o piloto da Mercedes estava enfrentando dificuldades; após uma série de ataques, Raikkonen finalmente ultrapassou no final da reta oposta.

Vettel aproveitou os pneus novos para alcançar Bottas, passando o finlandês por fora na curva 1 quando restavam cinco voltas. Raikkonen foi informado por sua equipe que Vettel agora estava atrás e imediatamente abriu caminho para seu companheiro na curva 1.

Ele perdeu a terceira colocação no último setor quando Verstappen mergulhou por dentro na longa curva à direita na última volta, mas teve sua posição restaurada depois da penalização do piloto da Red Bull.

Ocon suportou a pressão de Carlos Sainz na disputa pelo sexto lugar, com o espanhol ficando em sétimo e marcando pontos em sua estreia na Renault. Sergio Perez, Felipe Massa e Daniil Kvyat completaram os 10 primeiros.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.
1 Lewis Hamilton Mercedes 56 1h33m50.993s
2 Sebastian Vettel Ferrari 56 10.143s
3 Kimi Raikkonen Ferrari 56 15.779s
4 Max Verstappen Red Bull/Renault 56 16.768s
5 Valtteri Bottas Mercedes 56 34.967s
6 Esteban Ocon Force India/Mercedes 56 1m30.980s
7 Carlos Sainz Renault 56 1m32.944s
8 Sergio Perez Force India/Mercedes 55 1 volta
9 Felipe Massa Williams/Mercedes 55 1 volta
10 Daniil Kvyat Toro Rosso/Renault 55 1 volta
11 Lance Stroll Williams/Mercedes 55 1 volta
12 Stoffel Vandoorne McLaren/Honda 55 1 volta
13 Brendon Hartley Toro Rosso/Renault 55 1 volta
14 Romain Grosjean Haas/Ferrari 55 1 volta
15 Marcus Ericsson Sauber/Ferrari 55 1 volta
16 Kevin Magnussen Haas/Ferrari 55 1 volta
17 Fernando Alonso McLaren/Honda 24 abandono
18 Daniel Ricciardo Red Bull/Renault 14 abandono
19 Pascal Wehrlein Sauber/Ferrari 5 abandono
20 Nico Hulkenberg Renault 3 abandono

Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer o GP dos EUA de Formula 1 no dia 21 deste mês!

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.