F1 – Especialista afirma que a Ferrari voltou ao caminho certo

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015 às 9:29

Ferrari

Um dos jornalistas técnicos mais respeitados da Fórmula 1 concorda que a Ferrari voltou ao caminho certo após sua temporada decepcionante em 2014.

Giorgio Piola, um veterano de centenas de GPs como ilustrador técnico, disse que o maior passo à frente dado pela equipe de Maranello foi com a unidade de potência.

“O carro parece melhor, e certos erros fundamentais foram eliminados”, declarou ele ao jornal finlandês Turun Sanomat.

Piola alega que o motor Ferrari de 2014 foi projetado com a aerodinâmica do carro em mente, o que resultou em uma falta de potência e eficiência da recuperação de energia e do turbo.

“Esse aspecto foi solucionado e agora funciona da mesma maneira da maioria dos competidores”, afirmou ele.

Piola também disse que a saída dos chefes Stefano Domenicali e Marco Mattiacci ajudou, já que a equipe “parecia confusa devido à falta de controle” no ano passado.

“Jean Todt tinha muita disciplina, e agora também vejo Sergio Marchionne e Maurizio Arrivabene como líderes fortes”.

Segundo Piola, a troca de pilotos também foi útil para a Ferrari, já que os estilos de pilotagem de Kimi Raikkonen e Fernando Alonso no ano passado eram muito diferentes.

“Agora, os estilos de Kimi e Sebastian Vettel são bastante similares, e todo o desenvolvimento do carro pode ser feito na mesma direção”, explicou ele.

Ele disse que a Ferrari também fez mudanças na suspensão dianteira, com o layout de 2014 que resultou nas dificuldades de Raikkonen ao longo de toda a temporada não podendo ser adaptado.

“A suspensão pullrod única da Ferrari é difícil de adaptar, mas agora, com o carro novo, até mesmo isso foi melhorado”.

No entanto, Piola não acredita que todas as mudanças foram suficientes para alcançar a Mercedes.

“Certamente, sabemos que a Mercedes está mais forte. O quão mais forte? É impossível dizer durante os testes de inverno” concluiu ele.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.