Especial GP de Cingapura

sábado, 16 de setembro de 2023 às 7:00

Sebastian Vettel – GP de Cingapura 2019

Neste fim de semana, a Fórmula 1 vai realizar seu 14º GP na cidade-estado de Cingapura. Pilotos e equipes visam proporcionar mais um belo espetáculo no circuito de rua, que estreou em 2008.

Conheça um pouco de Cingapura

Localizada no sul da península da Malásia, Cingapura é uma cidade-estado, ou seja, o pequeno território do país é formado apenas por essa única cidade. Sua população atual é de cerca de 4,6 milhões de habitantes – a maioria de origem chinesa – incluindo Johor Bahru, na Malásia. Ela é considerada uma das mais limpas do mundo, já que a constituição do país proibe que se jogue lixo no chão, e as punições para os infratores estão entre as mais severas do planeta. O caso de um adolescente norte-americano punido com chibatadas por vandalismo em 1994 exemplifica tal fato.

Um dos Tigres Asiáticos (países com alto nível de crescimento econômico), a força de Cingapura está nos serviços bancários, no turismo e na indústria de alta tecnologia. Seu porto, que fica em um ponto estratégico do Oceano Pacífico, é um dos mais movimentados do mundo. Ele é vital para as exportações de produtos eletrônicos e de alta tecnologia. Entre as grandes empresas sediadas no país, estão a MobileOne, a MediaCorp, a Singapore Airlines, a StarHub, o DBS Bank Limited e a Creative Technology Limited.

Cingapura consiste de 63 ilhas, incluindo a porção continental. Há duas conexões feitas pelo homem a Johor Bahru – a Ponte Johor-Cingapura, ao norte, e a Segunda Ligação Tuas, a oeste. A Ilha de Jurong, Pulau Tekong, Pulau Ubin e Sentosa são as maiores das várias pequenas ilhas do país. O ponto natural mais alto de Cingapura é a Colina Bukit Timah, a 166 m.

O sul de Cingapura, que agora é o Núcleo do Centro da Cidade, era a única área urbana concentrada, enquanto o resto do território era formado por florestas tropicais ou usado para a agricultura. Desde os anos 60, o governo ergueu novos prédios residenciais nas áreas externas, o que resultou em uma paisagem urbana inteiramente construída. A Autoridade de Redesenvolvimento Urbano, responsável pelo planejamento, foi estabelecida em 1º de abril de 1974.

Cingapura tem um clima tropical de floresta sem estações definidas. Ele é caracterizado por temperaturas uniformes, alta umidade e muita chuva. A temperatura varia entre 22 e 34 graus Celsius. Em média, a umidade relativa do ar é de cerca de 90 por cento pela manhã e 60 por cento à tarde. Durante a chuva forte prolongada, ela freqüentemente atinge 100 por cento. As temperaturas mais baixa e mais alta registradas em sua história marítima são de 18.4 e 37.8 graus Celsius, respectivamente. Junho e julho são os meses mais quentes, enquanto novembro e dezembro formam a temporada de monções.

GP de Cingapura

O circuito de rua

O Circuito de Rua da Baía da Marina tem 5.1 km de extensão e fica localizado em uma área portuária, semelhante em estilo ao GP de Mônaco e à pista de Valência. Ele foi projetado pelo KBR, uma modificação do original proposto inicialmente por Hermann Tilke.

A pista gira no sentido anti-horário, a exemplo de Interlagos e ao contrário da maioria das outras do calendário, e possui 23 curvas. Os carros superaram os 300 km/h na Raffles Boulevard, o ponto mais veloz do traçado, e passam dos 250 km/h em três outros locais, a Reta dos Boxes, a St. Andrew’s Road e a Esplanade Drive. Essas seções também oferecem boas oportunidades de ultrapassagem. As curvas mais lentas, contornadas entre 80 e 100 km/h são a 3, a 10 e a 14.

Traçado previsto para 2023

Mudança a partir de 2023

Agora há uma reta mais longa no final da pista. As curvas de 16 a 19, lembradas como o setor onde Nelson Piquet Jr. bateu a pedido da Renault em 2008 para ajudar o companheiro de equipe Fernando Alonso à vitória, serão ignoradas.

Isso remove a lendária chicane sob a arquibancada, que obviamente não vende mais ingressos. Então, entre a curva 15 e o que hoje conhecemos como curva 20 será um trecho longo e reto. As ultrapassagens certamente parecem mais fáceis devido à maior zona de frenagem para a que será a nova curva 16.

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.