F1 – Especial GP de Abu Dhabi

f1-abu-dhabi

Largada em Abu Dhabi em 2012

O GP de Abu Dhabi foi anunciado no começo de 2007 no Formula 1 Festival de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A sétima corrida no local será realizada neste fim de semana, no circuito Yas Marina, projetado por Hermann Tilke.

A Fórmula 1 visitou Abu Dhabi pela primeira vez em 2007, com o primeiro Formula 1 Festival. Anunciado em janeiro de 2007, o evento que aconteceu em 3 de fevereiro daquele ano foi livre e teve a maior reunião de pilotos e carros atuais da categoria fora de um GP. No festival, foi divulgado que Abu Dhabi havia conquistado o direito de sediar um GP entre 2009 e 2016. No final daquele ano, a companhia aérea Etihad negociou um contrato de três anos como patrocinadora do GP.O evento é o primeiro com duas fases distintas – diurna e noturna – na história da categoria, já que terá sua largada às 17:00 do horário local. As luzes artificiais para iluminar o circuito estarão ligadas desde a largada a fim de garantir que a transição da luz do dia para a escuridão seja praticamente imperceptível.

Conheça um pouco mais dos Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos são uma federação de pequenos emirados, situada na Península Arábica. Faz fronteira com o Catar e o Golfo Pérsico (através do qual tem fronteira marítima com o Irã) a norte, com o território omanita da Península de Musandam, com o Golfo de Omã e com Omã propriamente dito a leste e com a Arábia Saudita a sul e a oeste. Sua capital é Abu Dhabi

O país é uma planície costeira plana e estéril que se funde no interior com as dunas de areia do deserto arábico. Há também montanhas no leste do país. Sua localização estratégica faz do país um ponto de trânsito vital para o petróleo bruto mundial. Considera-se que os Emirados Árabes Unidos são um dos quinze estados que constituem o chamado “berço da humanidade”.

Os Emirados Árabes Unidos têm uma economia aberta, com alta renda per capita e um elevado superávit comercial. Esforços bem sucedidos deixaram a economia menos dependente das exportações de petróleo e gás natural.

Desde que foram descobertas as primeiras jazidas de petróleo há mais de 30 anos, o país passou de uma região formada por pequenos principados pobres de uma região desértica para um estado moderno com alto padrão de vida. O governo faz investimentos para criar empregos e expandir a infra-estrutura visando aumentar a atuação do setor privado.

Atualmente, o turismo também é uma atividade forte na região. A cada dia, os Emirados Árabes vêm construindo uma sociedade mais desenvolvida e moderna, por meio de investimentos oníricos, como a construção de ilhas artificiais, e com o desenvolvimento de uma sociedade mais aberta à diversidade.

Largada F1 em Abu Dhabi 2011

Largada F1 em Abu Dhabi 2011

O circuito Yas Marina

O circuito Yas Marina fica na Ilha de Yas, a cerca de meia hora da capital do país, Abu Dhabi, e foi projetado por Hermann Tilke para ser uma espécie de versão árabe de Mônaco. Com 5.554 km de extensão, é a segunda pista de Fórmula 1 no Oriente Médio, com a primeira sendo Sakhir, no Bahrain.

O traçado serpenteia pela ilha artificial, passa pela marina e pelo Hotel Yas e finalmente pelas dunas de areia, com várias retas longas e curvas fechadas. O circuito tem quatro áreas de arquibancadas (Principal, Oeste, Norte e Sul), e parte de sua saída dos boxes passa por baixo da pista. Além disso, uma das áreas de escape também fica embaixo da arquibancada Oeste.

O traçado tem algumas oportunidades de ultrapassagem. A reta dos boxes favorece os carros equipados com KERS. Depois da curva 7, os pilotos têm pela frente a reta mais longa do calendário, que termina com uma freiada forte para a chicane da curva 8. O trecho entre as curvas 10 e 11 também pode proporcionar boas chances de ultrapassagem.O complexo também inclui um parque temático, um parque aquático, áreas residenciais, hotéis e praias. A pista foi construída com um sistema de iluminação permanente semelhante ao de Losail, no Catar. No dia 7 de outubro de 2009, a FIA concedeu sua aprovação final para o circuito sediar corridas de Fórmula 1. Bruno Senna foi o primeiro piloto a completar um teste no local.

Leandro Schmidt – 12/11/10
www.autoracing.com.br

LS - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que contenham ofensas não serão aprovados pelo moderador.