F1 – Ericsson aponta evolução após mudanças em abordagem mental

sábado, 31 de dezembro de 2016 às 9:46
Marcus Ericsson

Marcus Ericsson

Marcus Ericsson diz que uma combinação de experiência e mudanças em sua abordagem mental fizeram dele um piloto mais forte na Fórmula 1. O sueco admitiu ter estado “estressado” sobre seu nível de competitividade com a Sauber na parte inicial da última temporada, o que o levou a cometer erros.

Mas ele fez mudanças na forma como abordava um fim de semana de GP, e, como resultado, ele se sente mentalmente mais forte. Ericsson venceu seu companheiro de equipe Felipe Nasr por 12 a 7 em classificações e 9 a 4 nas corridas em que ambos terminaram, apesar do brasileiro ter sido o único a pontuar, no GP do Brasil.

“Este ano, especialmente, eu fui capaz de trabalhar melhor durante os fins de semana”, disse Ericsson, que foi mantido pela Sauber para a próxima temporada, ao site Autosport. “As sessões de treinos livres não foram as mais importantes para mim. Eu me concentrei na classificação e esse sistema tem funcionado muito bem para mim”.

“Este ano eu realmente encontrei uma maneira de obter uma referência do que eu preciso para ser rápido. Eu preciso de uma traseira estável indo para as curvas, então eu posso confiar nisso e ter a confiança para aumentar a velocidade nas saídas das curvas”, explicou ele.

“Isso era algo que não estivesse talvez 100% claro para mim antes. Esses tipos de detalhes soam pequenos, mas no final eles fazem uma grande diferença”, prosseguiu Ericsson, que admitiu que quando cometia um erro ou se esforçava para se sentir confortável nos treinos livres, isso o afetaria negativamente pelo resto do fim de semana.

“A melhor coisa é que eu estou mais forte mentalmente em treinos livres, se você está um pouco perdido com o carro e a pilotagem, não há motivo para ficar frustrado porque isso não importa. É sábado à tarde e domingo à tarde que importam. Se estamos perdidos com o acerto em um ponto, não ficamos estressados ​​- nós apenas continuamos trabalhando”, comentou.

“Tem sido bom construir nos fins de semana, e quando chegamos ao sábado à tarde, geralmente estamos lá com o carro e a pilotagem, e eu sou capaz de desbloquear o potencial do carro para a classificação no sábado”, concluiu o piloto da Sauber.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.