F1 – Equipes sugerem proibição dos aquecedores de pneus

sábado, 23 de junho de 2012 às 11:15

As equipes de F1 estão considerando a proibição de aquecedores de pneus a partir do ano que vem, como parte de um pacote de medidas para poupar custos. Tal movimento, que também foi considerado há alguns anos, antes de ser descartado por questões de segurança, pouparia dinheiro em equipamentos e despesas de frete.

Dirigentes buscam de todas as formas encontrar maneiras de economizar. Paul Hembery, diretor de automobilismo da Pirelli, afirmou ao site Autosport que a sua empresa ficaria feliz em produzir pneus que funcionassem bem sem pré-aquecimento, mas disse que seria necessário algum aviso prévio.

“É preciso planejamento e você tem que fazê-lo bem, por isso é uma decisão que precisa ser tomada muito rapidamente, pois muda completamente os compostos que você usa”, explicou o dirigente, que sugere uma adoção “gradual” à regra, tendo em 2013 a proibição de aquecedores apenas para os pneus de chuva, e completa em 2014.

Outra ideia seria aumentar o número de GPs, até para que a F1 possa ganhar mais dinheiro com os países que entrassem para o calendário. “O ano tem 52 semanas. Deveríamos ter 26 GPs”, declarou Franz Tost, chefe da Toro Rosso.

A venda de chassis das equipes maiores para menores acarretaria em um lucro a mais para as primeiras e menores custos para as segundas, que não precisariam projetar seus equipamentos. Um teto orçamentário seria uma ideia mais radical, difícil de ser implantada segundo Bernie Ecclestone.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.