F1 – Equipes rivais não foram informadas sobre o teste da Mercedes

terça-feira, 28 de maio de 2013 às 9:31

Mercedes

Conteúdo patrocinado por: selopatrocinio

O furor em relação ao teste secreto da Mercedes parece destinado a se intensificar, com as equipes rivais alegando que não foram informadas pela Pirelli.

Enquanto se recusou a descartar “punições”, a FIA afirmou que Pirelli e Mercedes receberiam permissão para o teste “se todas as equipes” também tivessem a mesma oportunidade. Soube-se que a Ferrari fez um teste secreto para a Pirelli antes de Barcelona com um carro de 2011 pilotado por Pedro de la Rosa.

E a Red Bull confirmou que foi questionada sobre a realização de um teste para a Pirelli, “mas nós claramente recusamos”, declarou Helmut Marko à emissora austríaca Servus TV. “Em nossa opinião, tal teste não está de acordo com o regulamento. É uma violação clara”.

Há relatos de que a Pirelli distribuiu um e-mail sobre a possibilidade de um teste de pneus, mas muitas equipes garantem que não o receberam.

“Nos sentimos trapaceados”, disse Peter Sauber, fundador da Sauber, ao site 20min.ch. De acordo com a Auto Motor und Sport da Alemanha, a Williams também negou ter conhecimento da possibilidade do teste de pneus. E ao ser questionado se sua equipe foi consultada, o chefe da Lotus, Eric Boullier, respondeu: “Não”.

Bob Fernley, da Force India, disse que o assunto surgiu na reunião da FOTA (associação das equipes), mas não foi um convite formal para testar. “Eu não me lembro de ter recebido uma carta da Pirelli a respeito do assunto”, insistiu ele.

De fato, o jornal Telegraph se refere a um e-mail da FOTA para as equipes, avisando explicitamente que os testes durante a temporada não são permitidos a menos que haja o consentimento “unânime” de todas as competidoras.

O caso agora está nas mãos da FIA. “Eu não espero que haja um julgamento antes de Montreal”, disse Marko. “Eu diria que nada vai acontecer antes de Silverstone”. Relatos indicam que Red Bull e Ferrari estão propondo que, se a Mercedes teve permissão para testar, elas também deveriam ter. “Nós queremos fazer o mesmo teste a fim de chegar ao mesmo nível”, afirmou Marko.

Porém, está claro que nem todas as equipes, particularmente aquelas que estão satisfeitas com os pneus de 2013 da Pirelli, irão concordar com essa solução. “Certamente haverá uma punição, porque a vantagem de pneus da Mercedes em Mônaco foi óbvia”, declarou Marko ao jornal Bild. “Também há a questão do custo, porque tal teste custa quase um milhão de euros”.

Outro fator, segundo Marko, é a regra dos motores de longa vida, com a distância de três corridas da Mercedes no teste secreto agora supostamente excluída de sua alocação de oito motores por piloto. “Há uma longa lista de coisas”, acrescentou Marko. “Nós também queremos fazer esse teste. Logisticamente, só pode acontecer em Silverstone, o que significa que perderemos duas etapas até termos o mesmo conhecimento”.

Enquanto isso, Niki Lauda, da Mercedes, está acusando a Red Bull de ser uma má perdedora. “A Red Bull também foi questionada (sobre o teste), mas nós simplesmente aceitamos mais rápido”, disse ele. “Portanto, eles são apenas maus perdedores. Eu fiz uma aposta com Helmut Marko – 50 euros – de que não haverá consequências para a Mercedes”.

Finalmente, Marko afirmou que a Red Bull não está questionando a validade da vitória de Nico Rosberg em Mônaco. “Nós protestamos deliberadamente antes da corrida, porque nosso protesto diz respeito ao teste, e não à vitória de Nico Rosberg. Foi uma grande performance, e podemos aceitar o segundo e o terceiro lugares”, insistiu ele.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.