F1 – Equipes não querem guerra de pneus

segunda-feira, 8 de julho de 2019 às 20:38

GP do Brasil 2018

As equipes de Formula 1 não querem um segundo fornecedor de pneus porque acham que uma guerra de pneus só pioraria as corridas.

A F1 tem um fornecedor de pneus desde 2007, com a Pirelli assumindo a responsabilidade da Bridgestone em 2011.

A era da Pirelli na F1 tem sido dominada por uma demanda de pneus de alta degradação. No ano passado a empresa italiana garantiu um novo acordo que durará até o final de 2023.

A F1 está preparando uma grande reestruturação para 2021, incluindo uma mudança para rodas de 18 polegadas, com ênfase na redução de custos e na melhoria da qualidade das corridas.

A Pirelli afirmou que estaria disposta a considerar a possibilidade de competir contra um rival, se a F1 seguisse esse rumo, mas as equipes acreditam que essa não é uma opção apropriada.

“Na atual geração da Formula 1, vários fornecedores de pneus não se encaixam realmente no modelo”, disse o engenheiro-chefe da Red Bull, Paul Monaghan.

“Não não fazemos testes de pneus todas as semanas e os pneus, por si só, não são um diferenciador principal de desempenho, por isso, no momento, a nossa filosofia de trabalho atual é ter um único fornecedor.”

“Isso mudaria tudo o que está na mesa agora e acredito em planos para o futuro se trouxéssemos vários fornecedores.”

“Eu não sei se você diminuiria ou aumentaria a distância entre as equipes nessa circunstância (tendo mais de um fornecedor).”

“No momento, não estamos realmente equipados para seguir esse caminho.”

A F1 tem confiado em um fornecedor de pneus com mais frequência nos últimos 30 anos, através da Goodyear (1992 -96), Bridgestone (’99 -00, ’07 -’10) e Pirelli (’11 -agora).

O diretor técnico da Racing Point, Andrew Green, está convencido de que ter uma guerra de pneus seria prejudicial ao espetáculo.

“Eu acho que vários fornecedores de pneus vão contra tudo que estamos tentando para diminuir asa diferenças e melhorar o show”, disse ele.

“Você vai acabar com “os que têm e os que não têm” em relação aos pneus.

“Atualmente, todos temos o mesmo pneu e todos podemos fazer o mesmo trabalho, subindo e descendo no grid.”

“Acho que a equipe que faz o melhor trabalho com os pneus deve ser recompensada por isso, então não acho que seja o caminho certo para o show, sendo honesto.”

As seis temporadas anteriores de competição de pneus – 2001 a 2006 – incluíram duas das mais dominantes na história da F1, graças à parceria da Ferrari com a Bridgestone.

O chefe da equipe McLaren, Andreas Seidl, advertiu: “Não devemos esquecer que, mesmo nos anos da maior guerra de pneus, às vezes tivemos um domínio total de uma equipe durante toda a temporada.”

“Então eu não estou convencido de que esta é a solução.”

“É simplesmente importante agora que entre as equipes, junto com a FIA e a FOM, tenham tempo para realmente definir claramente qual é o objetivo para os pneus para o ano que vem e para 21”.

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AS - www.autoracing.com.br

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