F1 – Equipes lutam para que pilotos tenham números fixos em seus carros

quinta-feira, 28 de novembro de 2013 às 16:52
f1-lar-brasil-2013

Largada GP do Brasil de 2013

As equipes de F1 estão tentando convencer a FIA a adotar números fixos que acompanhariam um piloto durante toda sua carreira.

Fontes revelaram que o assunto está na pauta de discussão da próxima reunião do Grupo de Estratégias da FIA, que deve acontecer no próximo dia 9 de dezembro. Uma das principais discussões gira em torno da alocação dos números, se os pilotos poderão ou não escolhe-los e se eles deveriam ser associados as superlicenças.

Segundo alguns dirigentes, de um ponto de vista econômico, atrelar números aos pilotos pode ser muito rentável, especialmente na venda de produtos da equipe.

Charlie Whiting deve ser o responsável pela introdução da ideia no novo regulamento, fazendo com que não haja vantagem em ter um número mais baixo ou mais alto. Por exemplo, atualmente, os pilotos são penalizados por ordem numérica caso não marquem um tempo válido na classificação.

O Grupo de Estratégia também acredita que a atribuição destes números pode acontecer durante um evento de marketing, onde a mídia e os patrocinadores poderiam ser convidados. Caso seja aprovada nesta reunião, a ideia passaria para as mãos da Comissão da F1, para que receba o acordo final. Depois disso, o Conselho Mundial do Automobilismo votará para decidir se a nova regra será implementada já para 2014 ou para 2015.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.