F1 – Equipes ganham permissão para continuar usando seus difusores

quarta-feira, 18 de maio de 2011 às 12:09
diffuser
As equipes da Fórmula 1 receberam uma permissão temporária para continuar usando os difusores alimentados pelos gases de escape livremente a partir do GP da Espanha deste fim de semana, após a FIA repensar uma grande mudança no regulamento.

Como foi relatado ontem, a FIA enviou um esclarecimento às equipes depois do GP da Turquia que teria banido o mapeamento inteligente de motor visando manter os gases passando pelo difusor até mesmo quando o piloto não está acelerando.

As equipes vinham se beneficiando do fluxo contínuo de gases pelo difusor na mesma proporção de quando o piloto estava acelerando, inclusive nas freadas. Isso maximizava os benefícios de pressão aerodinâmica obtidos por meio do uso do difusor.
Entretanto, uma ordem oficial da FIA esclareceu que as equipes só teriam permissão para usar os ajustes do acelerador a fim de aumentar o torque, e não para “performance aerodinâmica” – o que efetivamente as proibiu de manter os gases passando pelo difusor quando o piloto tira o pé do acelerador.
Isso forçaria as equipes a trabalhar com a finalidade de ajustar seus mapeamentos de motor para a prova deste fim de semana em Barcelona, e personagens importantes – incluindo o chefe da Red Bull, Christian Horner, e da Mercedes, Ross Brawn – afirmaram que não sabiam se as alterações afetariam a ordem competitiva.
Contudo, após um diálogo entre a FIA e as equipes, foi revelado que a federação decidiu na noite de terça-feira não insistir na mudança do regulamento do difusor alimentado pelos gases de escape para Barcelona.
Uma fonte de alto nível indicou que a decisão foi tomada porque várias “consequências inesperadas e involuntárias” do banimento foram apresentadas à FIA. Nâo está claro quais foram essas consequências, mas as equipes mais beneficiadas pelo regulamento do difusor podem ter reclamado das potenciais dificuldades que enfrentariam a fim de fazer as alterações necessárias no carro em tão pouco tempo.
Apesar do uso dos difusores sem aceleração continuar mantido por enquanto, entende-se que o assunto foi colocado no topo da agenda para a próxima reunião do Grupo de Trabalho Técnico da Fórmula 1. A FIA quer proibir o artifício assim que isso for possível sem causar complicações adicionais para as equipes.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.