F1 – Equipes discutem a ideia de um banco de dados para 2021

domingo, 22 de setembro de 2019 às 7:40

Otmar Szafnauer

As equipes de Fórmula 1 ainda estão brigando com a Liberty Media e a FIA sobre as regras propostas para 2021.

O teto orçamentário e peças padrão são projetadas para ajudar as equipes menores como a Racing Point, mas mesmo a equipe baseada em Silverstone não está impressionada com o mais recente conceito de carro chamado ‘Lima’.

“Todos os carros serão basicamente os mesmos”, disse o chefe da equipe Otmar Szafnauer. “Vamos gastar 175 milhões de dólares, ter carros semelhantes e não seremos muito mais rápidos que a Fórmula 2”.

“Como as regras estão escritas atualmente, os carros serão de 5 a 7 segundos mais lentos do que agora”, acrescentou.

Os comentários de Szafnauer vieram após a última de uma longa série de reuniões de chefes de equipe, desta vez em Cingapura, com o CEO da F1, Chase Carey. Mais reuniões se seguirão agora.

Na próxima, uma proposta para remover muitas das partes padrão das regras de 2021 será discutida. A ideia é que as equipes ainda possam projetar suas próprias partes, mas os desenhos devem ser colocados em um banco de dados para que as outras equipes possam ver.

“É uma ideia muito boa na minha opinião”, afirmou o chefe técnico da Racing Point, Andy Green, ao jornal francês Auto Hebdo. “Há muitas peças – direção assistida, freios, rodas, sistemas de combustível – que poderíamos desenvolver coletivamente”.

O chefe da Renault, Cyril Abiteboul, acha que ideias como essa ajudariam mais equipes a entrar no esporte. “12 equipes seriam melhores do que dez”, comentou ele. “Então bons pilotos como Nico Hulkenberg teriam menos com que se preocupar”.

O prazo da FIA para as regras de 2021 é 31 de outubro, mas Green advertiu que “ainda estaremos discutindo isso em um ano”.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.