F1 – Equipes discordam sobre a próxima mudança nos pneus

quarta-feira, 10 de julho de 2013 às 9:17

Pneus Pirelli

Uma nova polêmica está surgindo na Fórmula 1, enquanto as equipes contemplam a próxima mudança de especificação dos pneus de 2013 da Pirelli.

Após as explosões no GP da Inglaterra, a fornecedora oficial da Fórmula 1 se apressou para levar o novo pneu traseiro com cinta de kevlar para a Alemanha. E a Pirelli pretendia estrear um pneu totalmente novo na Hungria, combinando a construção do pneu de 2012 com os compostos de 2013.

Porém, o campeão mundial Sebastian Vettel deu a entender depois de vencer em Nurburgring que ainda não está completamente decidido com qual pneu as equipes correrão na Hungria. A Lotus, competitiva com o pneu utilizado na Alemanha, gostaria de manter as coisas como estão.

“Foi uma ótima corrida”, declarou Gerard Lopez, proprietário da equipe, ao jornal finlandês Turun Sanomat. “Mostrou que os pneus tiveram a mesma performance do primeiro terço da temporada. Se os pneus mudarem radicalmente, isso realmente afeta a credibilidade da categoria. Pelo menos agora ninguém pode argumentar que estes pneus são inseguros”.

Por outro lado, a Force India não teve problemas com o pneu original da Pirelli, mas enfrentou sérias dificuldades na Alemanha com a construção de kevlar e as novas regras banindo a inversão dos pneus. E agora, a organização baseada em Silverstone está criticando a mudança para os pneus de 2012.

“Se retornarmos à carcaça antiga, perdemos toda a vantagem que temos no uso dos pneus este ano”, disse Otmar Szafnauer, diretor esportivo. “Nós projetamos o nosso carro especificamente para os pneus de 2013”.

Ele revelou à Auto Motor und Sport que a Force India foi a primeira equipe em 2013 a descobrir o velho truque da inversão dos pneus traseiros, reclamando que outras competidoras provocaram o banimento combinando a prática com pressões e cambagens extremas. “Nós nunca usamos pressão baixa ou cambagem demais”, afirmou Szafnauer.

Agora, a Force India está se apressando para ajustar seu carro para os pneus de 2012, que serão testados pela primeira vez em Silverstone na próxima semana. “Temo que esses pneus irão estragar tudo”, concluiu Szafnauer.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.