F1 – Entre eixos pode prejudicar a Mercedes em Mônaco

segunda-feira, 22 de maio de 2017 às 12:23
Ferrari e Mercedes

Ferrari e Mercedes

Cada temporada de Fórmula 1 produz seu tópico técnico quente. Não tem que ser um desenvolvimento novo (embora frequentemente seja), pode ser meramente algo que uma equipe tem, e outra não. Do Duto F ao FRIC, passando pelo difusor soprado, este detalhe de um projeto torna-se emblemático da maior batalha técnica para o domínio na pista desenrolando sem parar nos bastidores.

O diferenciador mais popular deste ano não é tão complexo como aqueles anteriores: alguns carros são simplesmente mais longos do que outros.

Enquanto as dimensões de um carro na frente do eixo dianteiro e atrás do eixo traseiro são em grande parte restritas através das regras técnicas, a distância entre os dois eixos – a distância entre eixos das rodas do carro – é uma das poucas dimensões externas em um carro de Fórmula 1 que não é especificada nas regras: pode ser tão longo ou curto quanto uma equipe deseja, com essa decisão descansando em uma série de compromissos de engenharia.

Há prós e contras com carros longos e curtos – embora o consenso geral seja que uma curta distância entre eixos pode ser vantajosa nos circuitos mais sinuosos enquanto um carro mais longo pode ser útil nas pistas mais rápidas, que aparecem mais tarde na temporada.

Mônaco é o primeiro circuito em que realmente é importante: poderá a Ferrari, em virtude de ter uma distância entre eixos mais curta, ter uma vantagem – por menor que seja – sobre a Mercedes nas ruas estreitas do Principado?

f1-entreixos-730

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.