F1 – Entenda a controversa ultrapassagem de Vettel

quinta-feira, 29 de novembro de 2012 às 17:41

Adrian Newey, Sebastian Vettel e Christian Horner

Desde o GP do Brasil no último final de semana, o assunto mais quente da Formula 1 tem sido um suposta ultrapassagem de Sebastian Vettel sobre Jean-Eric Vergne sob bandeira amarela, na volta 4 da corrida.

O Autoracing vem informando você, internauta, sobre tudo que está acontecendo em relação ao caso desde terça-feira.

Oficialmente o caso ainda não acabou, já que a Ferrari tem até amanhã, 30 de novembro, para fazer qualquer tipo de apelação que ela sinta ser justa.

Entretanto, o que temos até agora é o seguinte:

Por que Ferrari está buscando esclarecimentos da FIA?
Porque desde a corrida de domingo, o exame forense das filmagens a bordo do carro de Vettel, que foi transmitido pelo Sky Sports F1’s Race Control, tem gerado uma quantidade considerável de debate online sobre a suspeita de que o piloto da Red Bull superou Vergne sob bandeira amarela.

Se Vettel tivesse cometido este tipo de delito, e se fosse considerado culpado, isto poderia desencadear uma penalidade de tempo de 20s ser acrescidos ao seu tempo de corrida, rebaixando-o a oitava posição e dando o título de campeão de 2012 a Alonso.

Portanto, tratava-se de coisa bem séria.

O que diz a FIA?
Embora a Ferrari ainda não tenha recebido uma resposta oficial, o órgão informou a jornalistas que a Red Bull não tem “um caso a responder”, uma vez que Vettel tinha passado por uma bandeira verde antes de ultrapassar a Toro Rosso na reta oposta.

Qual bandeira verde?
Está longe de ser óbvio, até porque a bandeira e o comissário estão parcialmente encobertos no vídeo pelo mapa do gráfico do acelerador do RB8 de Vettel. Quando a Toro Rosso e a Red Bull passam pela a saída do box de Interlagos, há um comissário posicionado em um posto de controle esverdeado à esquerda da pista acenando com uma bandeira verde. Quanto mais vezes você assiste o filme, mais isto se torna visível.

Aquele trecho teria ficado ‘verde’ no momento em que Vettel passou a bandeira, o que significa que a sua ultrapassagem foi legal.

Mas por que a sua luz amarela no painel ainda estava acesa naquele momento?
Todos os cockpits dos carros da F1 tem esse painel, que é oficialmente conhecido como GPS Marshalling System, e está lá para tornar mais óbvio para os pilotos qual cor de bandeira está sendo acenada enquanto atravessam a zona afetada.

No entanto, a luz está lá apenas para ajudar os pilotos como forma de precaução. E só apaga quando o carro passa por uma luz verde. No entanto, uma bandeira verde antes através de um comissário, como neste caso, tem preferência.

Então, porque a luz amarela piscava na saída da curva três?
Ahh, admitimos que estamos um pouco perplexos com isso. Nós revimos as filmagens e descobrimos que a luz estava verde quando Vettel ultrapassou Pic na terceira volta, presumivelmente porque Pastor Maldonado saiu da pista mais para trás. No entanto, a luz voltou a piscar em amarelo uma volta mais tarde. Por quê? Não temos certeza, mas possivelmente por causa de detritos na pista.

Será que Vettel usou seus KERS durante a zona de bandeira amarela?
Mais uma vez, examinado o vídeo, o alemão utilizou somente parte de seus KERS quando passou na agora estabelecida bandeira verde. De qualquer maneira, não há penalidade prevista no regulamento para quem usa o KERS numa zona de bandeira amarela.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.