F1 – Emerson Fittipaldi fala sobre a disputa na Ferrari e Hamilton

terça-feira, 12 de novembro de 2019 às 14:10

Emerson Fittipaldi

A lenda da F1, Emerson Fittipaldi, o primeiro brasileiro a ganhar um campeonato mundial de F1 em 1972 guiando para Colin Chapmen da Lotus – e depois outro em 72 pela McLaren -, acha que a rivalidade entre os pilotos da Ferrari, Sebastian Vettel e Charles Leclerc, “só poe ser boa” para a equipe italiana, pois o brasileiro explica que a competição entre a dupla eleva o nível geral da equipe.

Leclerc e Vettel estão equilibrados até agora nesta temporada, embora Leclerc mesmo sendo praticamente um novato na F1, tenha superado Vettel em termos de pontos e classificação até agora.

No entanto, especialmente após as férias de verão, as tensões aumentaram dentro da garagem da Ferrari, com várias discussões entre os dois pilotos com a equipe via rádio – surgindo durante as corridas. Vettel fez um undercut em Leclerc em Cingapura e depois Vettel não cumpriu o combinado deixando o Monegasco ultrapassá-lo uma corrida mais tarde na Rússia. E esse são apenas dois exemplos da rivalidade entre eles.

Fittipaldi, também conhecido como “Rato” em seus tempos áureos, e que também foi campeão da Indy e da Indy 500 duas vezes com um carro de Roger Penske, vê pontos positivos nessa rivalidade.

“Seb ainda é rápido e Charles é talentoso”, começou o multicampeão de 72 anos, explicando a Gazzetta dello Sport.

“A convivência deles só pode fazer bem à Ferrari, porque eles aumentam o nível da equipe, pressionando um ao outro e sugerindo mudanças no carro, enquanto observam o que o outro faz. Acho que a Ferrari melhorou durante a temporada por causa disso.”

“E vejo a Ferrari muito forte em 2020. Se eles mantiverem a mesma vantagem de motor, acho que será difícil para a Mercedes vencer.”

Quando solicitado a comparar a maneira como a Ferrari lida com os pilotos em comparação com a Mercedes, Fittipaldi disse preferir a maneira como os prateados conduzem seus negócios, comparando-a aos seus dias de condução.

“Gosto muito da abordagem de Toto Wolff, que deixa seus pilotos livres para lutar, exceto quando você chega a um determinado ponto do campeonato e precisa ajudar o piloto que está à frente na classificação.”

“O mesmo aconteceu na Lotus: Colin Chapman, fundador e chefe da Lotus, nos deixou brigar.”

Perguntado também se Lewis Hamilton é o melhor da história da F1, Emerson respondeu.

“Ele é espetacular, mas não sei se ele é o melhor de todos os tempos, mas é muito provavelmente o melhor embaixador que a F1 já teve.”

Clique AQUI para apostar no GP do Brasil

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.