F1 – Ecclestone pede mudanças nas unidades de potência

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014 às 14:20

Bernie Ecclestone

Bernie Ecclestone disse que a solução para os atuais problemas financeiros das equipes menores está numa troca de motores ou na Mercedes reduzindo o custo de sua unidade de potência.

O aumento do custo das novas unidades de potência tem sido responsabilizado por problemas financeiros que afetam muitas equipes – com a Caterham e Marussia indo à concordata – e Ecclestone diz que vai propor uma troca, voltando para os V8s ou V10s na reunião do Grupo de Estratégia na quinta-feira.

“Nós reconhecemos que o maior problema que essas equipes tem é o valor que tem de gastar com a unidade de potência”, disse Ecclestone a Press Association. “Eu acredito que se você tiver com todos numa sala, com voto secreto, haveria apenas uma equipe interessada em manter este motor, e seria a Mercedes. Você não pode culpá-los, porque fizeram um excelente trabalho, e os outros não, então eles têm uma grande vantagem”.

“Isso é bom para a F1? Acho que não, porque podemos colocar o nosso dinheiro juntos e fazer uma aposta em quem vai ganhar o campeonato no próximo ano, e provavelmente, no ano seguinte, o que não é realmente o tipo de coisa que estamos procurando . Tenho proposto, e vou propor, na próxima reunião para voltar a um motor de aspiração natural com algumas peças híbridas incorporadas”.

No entanto, Ecclestone também sugeriu que a Mercedes deveria reduzir o custo da unidade de potência para as equipes clientes se ela deseja manter o V6.

“Estas são as minhas ideias. Ninguém pode fazer nada com o motor que temos atualmente, além de gastar muito dinheiro. Falei com especialistas de motores e eles acham que no tipo de motor que falamos, os custos de desenvolvimento seriam muito pequenos. Eu sempre pensei, no entanto, que seria uma dificuldade imensa para conseguir da Mercedes abandonar o que construíram, e honestamente não devemos nem perguntar. Seria preciso eles oferecerem”.

Tags
, , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.