F1 – Duto-F da Mercedes não pode ser copiado facilmente, diz relato

quinta-feira, 5 de abril de 2012 às 13:15

F112-mercedes-asa-traseira615

Conteúdo patrocinado por: selopatrocinio

No caso da solução inteligente do escapamento da Sauber, a Red Bull simplesmente a copiou nos dias que antecederam o início da temporada 2012.

Escrevendo no jornal O Estado de S. Paulo, o correspondente Livio Oricchio disse que a Sauber faz um uso engenhoso de algo chamado “efeito Coanda”.

Após a FIA ter banido a tecnologia do difusor soprado para 2012, o C31 utiliza o efeito Coanda – nome vindo do romeno Henri Coanda, pioneiro da aerodinâmica – para direcionar legalmente o fluxo do escapamento para o difusor. Entende-se que a Ferrari será a próxima equipe a seguir o exemplo.

No entanto, Red Bull, Ferrari e Lotus têm uma atitude inteiramente diferente quando se trata do duto-F da Mercedes, que usa as regras existentes do DRS para redirecionar o ar da traseira do W03 para a frente. O conceito não apenas aumenta significativamente a velocidade nas retas, mas também melhora a dirigibilidade.

Charlie Whiting, da FIA, declarou que Sauber e Mercedes não estão fazendo nada de errado. Mas as três equipes mencionadas acima continuam atacando o duto-F, inclusive ameaçando protestar antes do GP da China. Helmut Marko, da Red Bull, explica: “A Lotus, que é bastante responsável, descobriu duas maneiras segundo as quais o duto-F não está de acordo com o regulamento”.

Então, a diferença na atitude quando se trata das inovações da Sauber e Mercedes na verdade diz respeito à facilidade com a qual elas podem ser copiadas? Segundo Oricchio, Adrian Newey, da Red Bull, disse na Malásia: “Sobre o duto aerodinâmico da Mercedes e enviar o ar da traseira para a frente, é necessário rever o projeto inteiro”.

LS – www.autoracing.com.br 

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.