F1 – Diferença de pneus macios para supermacios fica em 1s3 na Hungria

sexta-feira, 22 de julho de 2016 às 15:45
Paul Hembery

Paul Hembery

A chuva que caiu durante a noite fez com que o pneu Cinturato verde intermediário fosse escolhido para o início do primeiro treino livre em Hungaroring. Todos os três compostos P Zero slicks – médio, macio e supermacio – foram utilizados no restante do dia.

A maior diferença para a apertada e sinuosa pista de Hungaroring em relação ao ano passado foi a superfície recapeada. Mais lisa, ela estava bastante escorregadia, principalmente pela umidade na parte da manhã. Mas, como era esperado, se provou mais rápida do que o asfalto anterior.

Como resultado, a pole position de 2015 já foi superada no primeiro treino livre. Nico Rosberg, da Mercedes, foi o mais rápido do dia, com o tempo de 1min20s435. No total, a diferença do composto mais duro para esta etapa (o médio) para o mais macio (supermacio) foi pouco acima de dois segundos, embora com o pneu médio usado hoje seja difícil fazer uma análise precisa.

A diferença entre o macio e o supermacio – os dois pneus mais utilizados no treino livre – é na região de 1.3 segundo: um fato que é absolutamente crucial para formular a melhor estratégia de corrida, junto com o efeito de degradação dos pneus.

Paul Hembery, diretor de motorsport da Pirelli: “As equipes puderam fazer tudo que necessitavam hoje, durante as duas sessões de treinos livres, particularmente importantes por causa da nova superfície da pista. Como esperado, estava “verde” e escorregadia para começar – prejudicada ainda pela chuva na noite anterior. Porém, observamos uma evolução considerável nos tempos de voltas relacionados ao que tivemos em 2015. A pole position do ano passado já foi superada no primeiro treino livre. Com o classificatório sendo, tradicionalmente, tão crucial para o resultado da corrida, o trabalho no ajuste dos carros e a análise da evolução dos pneus serão aprimorados ainda mais neste sábado.”

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.