F1 – Dez aspectos objetivados pelo regulamento de 2021

quinta-feira, 31 de outubro de 2019 às 18:03

Formula 1 2021

O dia 31 de outubro de 2019 marca a maior revolução já tentada na história da Formula 1. Com o objetivo de tornar as corridas menos previsíveis, mais espetaculares e diminuir a diferença entre as equipes, as regras de 2021 tem tudo, ou quase tudo, para mudar a Formula 1 para melhor.

1. Carros mais bonitos
2017 marcou um passo significativo na era turbo-híbrida da F1, à medida que a largura dos carros aumentou e os pneus também. E embora essa fórmula tenha sido refinada ainda mais em 2019, 2021 verá toda uma nova geração de elegantes máquinas de F1 aparecer no grid. Nas imagens já divulgadas, eles realmente parecem mais bonitos

A arquitetura principal dos carros atuais permanecerá, mas será aprimorada, com asas tanto dianteira como traseira ainda mais simples e refinadas e pneus Pirelli de baixo perfil e 18 polegadas. Um carro mais limpo, mais esguio e até parecendo mais baixo.

2. Corridas mais próximas
Os carros de Formula 1 com especificações atuais podem perder até metade de seu downforce ao seguir outro carro de perto, pois o ‘ar sujo’ que sai do carro à frente reduz o ‘ar limpo’ disponível para passar pelas asas – e, assim, criar downforce – do carro perseguidor.

Um dos principais objetivos dos regulamentos de 2021 era permitir corridas mais próximas. E, com ênfase nas asas mais simples e menos perturbadoras, um aumento no uso do efeito-solo para criar downforce e uma sequência resultante de ar mais limpo e elevado, os primeiros sinais são de que eles fizeram exatamente isso. O diretor técnico da F1, Pat Symonds, anunciou os resultados que saem do túnel de vento como “excepcionais … na verdade, além do que eu pensava que poderíamos alcançar quando começássemos o projeto”.

Em termos de números adequados, os números atuais mostram carros de 2021 perdendo apenas 15% de seu downforce quando estão na distância de um carro atrás de um rival (onde atualmente perde 50%) e apenas 5% na distância de três carros. Isso é uma enorme diferença – e deve tornar as corridas bem mais espetaculares em 2021.

3. Mais chances de equipes diferentes conseguirem pódios
É um registro público que, desde o GP da Austrália de 2016 até o GP do México de 2019, houve 240 vagas no pódio disponíveis para os pilotos – e apenas seis vezes nesse período um piloto que não fosse da Mercedes, Ferrari ou Red Bull conseguiram essa façanha (três delas sendo Sergio Perez).

A composição das regras de 2021 – tanto na filosofia de desenho dos carros novos quanto no limite de custo estabelecido – deve combinar para dar a cada equipe do grid uma chance muito maior de conseguir subir de pódio uma temporada do que eles têm atualmente.

Claro, outros fatores significarão que não é uma tribuna livre para todos – a qualidade de seus pilotos, o quão bem treinada sua equipe de box é, enquanto é claro que ainda haverá variação no desenho dos carros. No geral, não espere que prata, vermelho e azul escuro sejam a paleta de cores padrão no pódio a partir de 2021.

4. Habilidade do piloto mais valorizada
Lewis Hamilton largou do pit lane no GP do Brasil de 2017 para terminar em P4 – mas ele gostou da tarde de ultrapassagens? “Honestamente, nenhuma delas foi particularmente especial para mim”, disse Hamilton na época. “Não é como no kart, que você precisa se aproximar e depois tentar fazer a manobra de ultrapassagem”.

E embora o DRS deva continuar nos carros em 2021, os novos regulamentos devem ajudar a restaurar essa mentalidade de ‘kart’ nos pilotos, permitindo que eles corram muito para se aproximar de seus rivais, antes de se orgulharem de conseguir mais ultrapassagens no limite para reivindicar posições – enquanto o número de ultrapassagens por corrida também deve aumentar. Tudo isso significa que a habilidade do piloto, mais que a tecnologia, estará na vanguarda das corridas de Formula 1.

5. Regras de teste aerodinâmico mais rigorosas para diminuir as diferenças
Com o tempo das equipes no túnel de vento definido para ser reduzido ainda mais até 2021, será mais difícil para uma equipe simplesmente se destacar da concorrência a ponto de sumir na frente. Isso deve significar que o grid fica ainda mais apertado, ao mesmo tempo em que terão que dedicar mais tempo na pista, principalmente nos TLs 1 e 2.

6. Alterações no Parc Ferme (Parque Fechado) para misturar o grid
Com os testes na temporada limitados a um único teste de três dias a partir de 2021, essa redução no tempo de pista também contribuirá para afetar o escopo das equipes de superar seus rivais.

Enquanto isso, em uma mudança significativa, as condições do Parque Fechado agora existirão desde o início do TL3, em vez da classificação, com as equipes tendo que devolver o carro à especificação em que estava quando foi examinado antes do TL1.

Por que isso é importante? Porque isso significa que, se uma equipe levar um item de teste para um final de semana, eles terão que se comprometer a executá-lo durante todo o fim de semana ou executá-lo em uma ou nas duas sessões de Treino Livre 1 e 2 antes de tirá-lo do carro e salvá-lo para o próximo evento – outra medida para diminuir a taxa de desenvolvimento na temporada.

7. Teto de gastos
2021 marcará a primeira temporada da Formula 1 onde as restrições financeiras farão parte das regras – uma mudança maciça para o esporte. O limite de orçamento de USD 175 milhões por equipe por ano (com base em um calendário de 21 corridas) será monitorado de perto – e, embora esse orçamento não inclua custos de marketing ou salários de figuras como pilotos, diretores de equipe e outros funcionários seniores, ainda representará um novo teto significativo para algumas das equipes maiores do grid trabalharem.

Isso significa que a diferença cada vez maior nos gastos entre as equipes maiores e menores da F1 será diminuída ao longo do tempo – é esperado que o impacto dos regulamentos financeiros afete o esporte mais gradualmente do que os regulamentos técnicos – enquanto as equipes vão precisam ser inteligentes na maneira como implantação seus orçamentos restritos.

E, crucialmente, uma equipe pequena não entrará mais numa temporada de F1 sabendo no início do ano que será simplesmente superada em gastos pelas equipes grandes – um fator que também deve tornar a entrada na F1 uma perspectiva mais atraente para novos esquadrões – enquanto um número crescente de peças comuns nos carros aumentará o foco nas áreas em que as equipes podem desenvolver seus carros.

8. Fim de semana mais curto para aliviar a pressão sobre as equipes
O fim de semana de corrida também está marcado para uma grande revisão, com a entrevista coletiva dos pilotos e as entrevistas na mídia antes do final de semana, agora marcadas para sexta-feira (em oposição à quinta-feira), antes que os treinos livres 1 e 2 sejam executados posteriormente no dia, com o cronograma do TL3, a classificação e a corrida inalterada.

Essa programação resumida, com a quinta-feira agora sem atividades, fará da F1 um evento mais viável e econômico para os fãs visitarem, além de tornar a vida mais fácil para todos os envolvidos no circo, do pessoal da equipe à mídia que cobre o esporte.

9. Maior foco nos jovens talentos
A partir de 2021, todas as equipes do grid terão que dar chance um piloto com dois GPs ou menos em duas sessões de treinos livres por temporada – o que significa que teremos a chance de ver a nova geração de talentos brilhar em um fim de semana de GP, seja ao volante de um Racing Point, um Renault ou um Red Bull.

Isso não é apenas bom para nós, mas será uma experiência inestimável para os futuros pilotos, permitindo que pelo menos 10 e potencialmente até 20 jovens pilotos testem sua coragem em um ambiente de fim de semana de Grande Prêmio – enquanto em 2019, nós só assistimos dois pilotos novos até agora, Nicholas Latifi na Williams e Naoki Yamamoto na Toro Rosso.

10. Ainda mais oportunidades para ouvir de pilotos e chefes de equipe
A partir de 2021, as equipes que se inscreverem no Regulamento Esportivo da Formula 1 – ou seja, que participarem da F1 – terão suas aparições na mídia consagrada nas regras, o que significa que os fãs da corrida terão ainda mais oportunidades de ouvir seus pilotos prediletos durante um fim de semana.

Clique AQUI para apostar no GP dos EUA

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.