F1 – David Ward desiste de disputa pela presidência da FIA

quinta-feira, 14 de novembro de 2013 às 13:17

David Ward

David Ward anunciou que não disputará mais a presidência da FIA, depois de não conseguir as assinaturas necessárias para validar sua candidatura.

Ward, um dos diretores fundadores da FIA, revelou em agosto que concorreria contra Jean Todt nas eleições deste ano. O inglês criticou publicamente o processo eleitoral e chegou a dizer que renunciaria caso Todt lhe escutasse e prometesse colocar em prática algumas de suas ideias.

Entretanto, nesta quinta-feira, Ward anunciou que não conseguiu angariar a quantidade necessária de assinaturas de vice-presidentes para assegurar a elegibilidade de sua candidatura. Isso significa que Todt não deve mais ter concorrentes. Ward parabenizou o francês, mas insistiu que o sistema precisa de mudanças.

“Por vários anos, a FIA enfrentou dificuldades para reformar sua maneira de governar,” falou Ward. “Na maioria das vezes, damos um passo à frente e dois para trás. Isso ficou claro nessas eleições, que apesar de pedir menos assinaturas de presidentes de federações, pede mais de vice-presidentes. Em 2009 eram necessárias 23, e hoje este número aumentou para 37 assinaturas, um recorde na história da entidade.”

Apesar de não conseguir levar suas pretensões adiante, Ward se disse satisfeito com o impacto que conseguiu obter nas pessoas envolvidas.

“Minha candidatura para as eleições de 2014 não foram motivadas por ambições de me tornar Presidente da FIA. Minha preferência seria que um Presidente de Clube fosse escolhido para o cargo, e que este recebesse o apoio de um chefe executivo. Foi por isso que me descrevi como um candidato relutante. Eu tentei encorajar o debate sobre as falhas que existem no sistema de governo da entidade, e estou satisfeito com o impacto que obtive em algumas pessoas,” completou Ward.

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.