F1 – Crise do petróleo ameaça o GP do Azerbaijão

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016 às 9:05

Baku, Azerbaijão

O GP do Azerbaijão inaugural deveria estar em dúvida, de acordo com um economista.

A primeira corrida de Fórmula 1 nas ruas de Baku está marcada para junho, mas a economia do Azerbaijão está sofrendo com a queda do preço do petróleo.

“O Azerbaijão é um país do petróleo”, declarou Ali Hasanov, um consultor presidencial, à agência de notícias estatal Azertac. “O preço do petróleo e dos produtos relacionados sofreu uma queda tripla desde o começo de 2015. Isso significa que a renda do Azerbaijão teve uma redução tripla”.

Nos primeiros 21 dias de 2016, o preço caiu mais 25 por cento – um número que não era visto desde a crise financeira global. No mesmo período, a moeda do Azerbaijão perdeu 30 por cento de seu valor, com alguns prevendo que as reservas do banco central se esgotarão em três meses.

Portanto, algumas autoridades do Azerbaijão estão querendo o cancelamento do GP. “Eles precisam cortar o orçamento estatal, já que, atualmente, ele se baseia no preço de 50 dólares por barril “, afirmou o economista Natig Jafarly.

No momento, o preço está em menos de 27 dólares por barril. Jafarly acrescentou: “A melhor maneira de poupar dinheiro no momento é cancelar o GP e os Jogos Islâmicos (de 2017)”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.