F1 – Cosworth defende união visando regras de 2013

sábado, 28 de maio de 2011 às 11:40

cosworthA Cosworth acredita que os fabricantes de motores da F1 devem trabalhar juntos para encontrar um acordo sobre as regras de 2013. Embora a fabricante inglesa esteja satisfeita com os aspectos técnicos das novas regras, há preocupação em relação aos custos.

Especula-se que seja necessário um investimento na casa de 25 milhões de dólares, que teria que ser cobrado das equipes parceiras. A ideia da FIA é trocar os atuais motores V8 aspirados por versões turbinadas de quatro cilindros, mais amigáveis ao meio-ambiente.

“Nós podemos construir o motor, temos trabalhado nisso e não temos absolutamente nenhum problema de fazer a linha quatro cilindros. Mas nossos clientes não querem pagar por isso: não há dinheiro, não há patrocínio na F1, em especial para as equipes menores. E é isso que temos levado ao conhecimento da FIA. Passamos mais de um ano discutindo a regulamentação técnica, mas nesse ano não houve conversas com as equipes sobre as implicações comerciais”, declarou Mark Gallagher, gerente geral da Cosworth.

“Chegou ao nosso conhecimento que existe uma quantidade enorme de dinheiro sendo gasto por fabricantes de automóveis no desenvolvimento do motor. Acreditamos que podemos desenvolver um motor competitivo em relação a uma companhia de carros, com algo em torno de 30% dos seus custos. Existe uma corrida espacial em andamento, com mais gastos, e pensamos que um freio precisa ser colocado. Há um processo em andamento em que estamos engajados com a FIA e com os fabricantes, olhando para os custos e uma transição de dois anos. Estou confiante de que, dentro do mês, tudo vai ser resolvido de uma forma ou de outra”, finalizou Gallagher.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.