F1 – Coréia 2010: Red Bulls ficam pelo caminho, Alonso vence
domingo, 16 de outubro de 2011 às 5:58Fernando Alonso (Ferrari) é o novo líder da F1. O espanhol contou com a sorte para vencer o caótico GP inaugural da Coréia, que teve as suas 17 primeiras voltas disputadas com a presença do safety car devido à chuva e inclusive uma interrupção com bandeira vermelha devido às péssimas condições de tráfego e visibilidade.
As Red Bulls fizeram as duas primeiras posições do grid e as mantiveram enquanto estiveram na pista. Um erro de Mark Webber, então segundo colocado, e a quebra do motor Renault de Sebastian Vettel, que liderou sempre até abandonar, abriram caminho para o espanhol.
Alonso, bicampeão em 2005 e 2006, de quebra, reassumiu a liderança do campeonato. Com os 25 pontos de sua 26ª vitória na carreira e quinta na temporada, ele soma 231 contra 220 de Webber, o antigo líder. Vettel parou nos 206 pontos.
Lewis Hamilton (McLaren) terminou em segundo, 14s999 atrás do vencedor. O inglês, visivelmente mais lento nas voltas finais, aproveitou um erro da Ferrari nos boxes para voltar na frente de Alonso, mas cometeu um erro em uma relargada e voltou a ser superado.
Felipe Massa (Ferrari), terceiro colocado, completou o pódio. O piloto brasileiro manteve uma vantagem segura para o veterano Michael Schumacher (Mercedes), que fez duas ultrapassagens sobre Robert Kubica (Renault) e Jenson Button (McLaren) e teve o seu melhor desempenho desde o retorno à F1 após três anos de aposentadoria.
Rubens Barrichello (Williams) estava com a quinta posição nas mãos. O brasileiro, no entanto, cometeu um erro nas voltas finais e foi superado por Kubica e Vitantonio Liuzzi (Force India), chegando em sétimo. As Saubers de Kamui Kobayashi e Nick Heidfeld chegaram logo atrás. Nico Hulkenberg (Williams) completou a zona de pontuação.
Entre os demais brasileiros, apenas Bruno Senna chegou ao final, em 14º, apesar do piloto da Hispania ter “arrancado” a asa dianteira de Jarno Trulli (Lotus) na 24ª volta. Lucas di Grassi (Virgin) abandonou na 27ª, após uma rodada.
Com a forte chuva que caía sobre o autódromo de Yeongam, a largada foi originalmente atrasada em 10 minutos e foi dada com a presença do safety car e todos os pilotos com pneus para chuva forte. Após três voltas, no entanto, viu-se que as condições estavam impraticáveis e optou-se pela bandeira vermelha.
Cerca de uma hora depois houve a relargada, novamente com o safety car. A bandeira verde só foi acionada na 18ª volta, e a maior alteração se deu com a ultrapassagem de Nico Rosberg (Mercedes) sobre Hamilton, além de algumas escapadas na parte de trás do grid.
Na 19ª volta, o lance que pode ter decidido o campeonato. Webber, segundo colocado na corrida, rodou sozinho e atingiu Rosberg, deixando Alonso em segundo atrás de Vettel. O safety car voltou para a pista e só saiu na 24ª passagem.
Button, que perdeu sua posição para Schumacher, foi o primeiro entre os líderes a se arriscar a colocar pneus intermediários, na 28ª volta. No entanto, logo depois, o safety car voltou para a pista devido a uma colisão entre Sebastien Buemi (Toro Rosso) e Timo Glock (Virgin). Os demais pilotos aproveitaram para repetir o procedimento do piloto inglês, que perdeu várias posições.
Vettel e Alonso pararam na 32ª volta, uma depois dos demais. O alemão voltou ainda em primeiro, mas Alonso foi atrasado nos boxes devido à porca de uma de suas rodas e Hamilton pulou para segundo. Após a relargada, na 35ª passagem, o piloto da McLaren errou e o ferrarista foi à caça do líder Vettel.
Na 46ª volta, o motor do líder da prova estourou e abriu caminho para a vitória de Alonso. Enquanto isso, ocorreram várias disputas por posição, toques e rodadas do meio para o final do pelotão, com pilotos como Vitaly Petrov (Renault) e Adrian Sutil (Force India) ficando pelo caminho.
Classificação da prova:
Pos Piloto Equipe Distância ^Motivo
1. Fernando Alonso Ferrari 2h48:20.810
2. Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 14.9
3. Felipe Massa Ferrari 30.8
4. Michael Schumacher Mercedes 39.6
5. Robert Kubica Renault 47.7
6. Vitantonio Liuzzi Force India-Mercedes 53.5
7. Rubens Barrichello Williams-Cosworth 69.2
8. Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 77.8
9. Nick Heidfeld Sauber-Ferrari 80.1
10. Nico Hulkenberg Williams-Cosworth 80.8
11. Jaime Alguersuari Toro Rosso-Ferrari 84.1
12. Jenson Button McLaren-Mercedes 89.9
13. Heikki Kovalainen Lotus-Cosworth 1 volta
14. Bruno Senna HRT-Cosworth 2 voltas
15. Sakon Yamamoto HRT-Cosworth 2 voltas
– Adrian Sutil Force India-Mercedes 9 voltas Acidente
– Sebastian Vettel Red Bull-Renault 10 voltas Motor
– Vitaly Petrov Renault 16 voltas Acidente
– Timo Glock Virgin-Cosworth 24 voltas Acidente
– Sebastien Buemi Toro Rosso-Ferrari 25 voltas Acidente
– Lucas di Grassi Virgin-Cosworth 30 voltas Accidemt
– Jarno Trulli Lotus-Cosworth 30 voltas Acidente
– Mark Webber Red Bull-Renault 37 voltas Acidente
– Nico Rosberg Mercedes 37 voltas Acidente|
Volta mais rápida: Alonso, na 42ª, 1min50s257
autoracing, f1, noticias
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.