F1 – Coréia 2010: Red Bulls ficam pelo caminho, Alonso vence

domingo, 16 de outubro de 2011 às 5:58

F110-Alonso-350Fernando Alonso (Ferrari) é o novo líder da F1. O espanhol contou com a sorte para vencer o caótico GP inaugural da Coréia, que teve as suas 17 primeiras voltas disputadas com a presença do safety car devido à chuva e inclusive uma interrupção com bandeira vermelha devido às péssimas condições de tráfego e visibilidade.

As Red Bulls fizeram as duas primeiras posições do grid e as mantiveram enquanto estiveram na pista. Um erro de Mark Webber, então segundo colocado, e a quebra do motor Renault de Sebastian Vettel, que liderou sempre até abandonar, abriram caminho para o espanhol.

Alonso, bicampeão em 2005 e 2006, de quebra, reassumiu a liderança do campeonato. Com os 25 pontos de sua 26ª vitória na carreira e quinta na temporada, ele soma 231 contra 220 de Webber, o antigo líder. Vettel parou nos 206 pontos.

Lewis Hamilton (McLaren) terminou em segundo, 14s999 atrás do vencedor. O inglês, visivelmente mais lento nas voltas finais, aproveitou um erro da Ferrari nos boxes para voltar na frente de Alonso, mas cometeu um erro em uma relargada e voltou a ser superado.

Felipe Massa (Ferrari), terceiro colocado, completou o pódio. O piloto brasileiro manteve uma vantagem segura para o veterano Michael Schumacher (Mercedes), que fez duas ultrapassagens sobre Robert Kubica (Renault) e Jenson Button (McLaren) e teve o seu melhor desempenho desde o retorno à F1 após três anos de aposentadoria.

Rubens Barrichello (Williams) estava com a quinta posição nas mãos. O brasileiro, no entanto, cometeu um erro nas voltas finais e foi superado por Kubica e Vitantonio Liuzzi (Force India), chegando em sétimo. As Saubers de Kamui Kobayashi e Nick Heidfeld chegaram logo atrás. Nico Hulkenberg (Williams) completou a zona de pontuação.

Entre os demais brasileiros, apenas Bruno Senna chegou ao final, em 14º, apesar do piloto da Hispania ter “arrancado” a asa dianteira de Jarno Trulli (Lotus) na 24ª volta. Lucas di Grassi (Virgin) abandonou na 27ª, após uma rodada.

Com a forte chuva que caía sobre o autódromo de Yeongam, a largada foi originalmente atrasada em 10 minutos e foi dada com a presença do safety car e todos os pilotos com pneus para chuva forte. Após três voltas, no entanto, viu-se que as condições estavam impraticáveis e optou-se pela bandeira vermelha.

Cerca de uma hora depois houve a relargada, novamente com o safety car. A bandeira verde só foi acionada na 18ª volta, e a maior alteração se deu com a ultrapassagem de Nico Rosberg (Mercedes) sobre Hamilton, além de algumas escapadas na parte de trás do grid.

Na 19ª volta, o lance que pode ter decidido o campeonato. Webber, segundo colocado na corrida, rodou sozinho e atingiu Rosberg, deixando Alonso em segundo atrás de Vettel. O safety car voltou para a pista e só saiu na 24ª passagem.

Button, que perdeu sua posição para Schumacher, foi o primeiro entre os líderes a se arriscar a colocar pneus intermediários, na 28ª volta. No entanto, logo depois, o safety car voltou para a pista devido a uma colisão entre Sebastien Buemi (Toro Rosso) e Timo Glock (Virgin). Os demais pilotos aproveitaram para repetir o procedimento do piloto inglês, que perdeu várias posições.

Vettel e Alonso pararam na 32ª volta, uma depois dos demais. O alemão voltou ainda em primeiro, mas Alonso foi atrasado nos boxes devido à porca de uma de suas rodas e Hamilton pulou para segundo. Após a relargada, na 35ª passagem, o piloto da McLaren errou e o ferrarista foi à caça do líder Vettel.

Na 46ª volta, o motor do líder da prova estourou e abriu caminho para a vitória de Alonso. Enquanto isso, ocorreram várias disputas por posição, toques e rodadas do meio para o final do pelotão, com pilotos como Vitaly Petrov (Renault) e Adrian Sutil (Force India) ficando pelo caminho.

Classificação da prova:

Pos    Piloto        Equipe        Distância    ^Motivo
1.     Fernando Alonso     Ferrari     2h48:20.810     
2.     Lewis Hamilton     McLaren-Mercedes     14.9     
3.     Felipe Massa     Ferrari     30.8     
4.     Michael Schumacher     Mercedes     39.6     
5.     Robert Kubica     Renault     47.7     
6.     Vitantonio Liuzzi     Force India-Mercedes     53.5     
7.     Rubens Barrichello     Williams-Cosworth     69.2     
8.     Kamui Kobayashi     Sauber-Ferrari     77.8     
9.     Nick Heidfeld     Sauber-Ferrari     80.1     
10.     Nico Hulkenberg     Williams-Cosworth     80.8     
11.     Jaime Alguersuari     Toro Rosso-Ferrari     84.1     
12.     Jenson Button     McLaren-Mercedes     89.9     
13.     Heikki Kovalainen     Lotus-Cosworth     1 volta     
14.     Bruno Senna     HRT-Cosworth     2 voltas     
15.     Sakon Yamamoto     HRT-Cosworth     2 voltas     
–     Adrian Sutil     Force India-Mercedes     9 voltas     Acidente
–     Sebastian Vettel     Red Bull-Renault     10 voltas     Motor
–     Vitaly Petrov     Renault     16 voltas     Acidente
–     Timo Glock     Virgin-Cosworth     24 voltas     Acidente
–     Sebastien Buemi     Toro Rosso-Ferrari     25 voltas     Acidente
–     Lucas di Grassi     Virgin-Cosworth     30 voltas     Accidemt
–     Jarno Trulli     Lotus-Cosworth     30 voltas     Acidente
–     Mark Webber     Red Bull-Renault     37 voltas     Acidente
–     Nico Rosberg     Mercedes     37 voltas     Acidente|

Volta mais rápida: Alonso, na 42ª, 1min50s257

EB – www.autoracing.com.br

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