F1 – Construtor de motores Brian Hart morre aos 77 anos

Toleman-Hart de Ayrton Senna em 1984

Brian Hart, construtor de motores de Fórmula 1, morreu aos 77 anos de idade.

Nascido em 1936, Hart se apaixonou pelo automobilismo quando compareceu ao GP da Inglaterra de 1949 em Silverstone, e seu envolvimento inicial com o esporte foi como piloto.

Ele começou a correr na Clubmans 1172cc, dominando a categoria em 1950. Depois, ele passou para os monopostos, vencendo corridas na Fórmula Júnior, Fórmula 3 e Fórmula 2.

A melhor temporada de Hart no campeonato da Fórmula 2 Européia foi em 1967, pilotando o Protos projetado por Frank Costin, que era impulsionado pelo motor Cosworth FVA preparado por Hart.

Ele terminou em 10º no campeonato, chegando em segundo atrás de Frank Gardener no Deutschland Trophy em Hockenheim e marcando a volta mais rápida graças à carenagem aerodinâmica do Protos.

Hart continuou correndo até 1972, mas sua atenção se voltou cada vez mais para a preparação de motores. Ele passou por um aprendizado na De Havilland Aircraft Company antes de ir para a Cosworth.

A Brian Hart Ltd. foi fundada em 1969 e era baseada em Harlow, Essex. Hart se especializou na preparação do motor FVA e também desenvolveu a famosa unidade Ford BDA para o rally.

 

LS - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.