F1 confirma retorno do efeito solo em 2021

quarta-feira, 17 de julho de 2019 às 9:26

Efeito solo sem asa dianteira

A Fórmula 1 está comprometida a reintroduzir o efeito solo com seu pacote de regras para 2021, já que personagens importantes estão convencidos de que o retorno do conceito aerodinâmico é vital para ajudar os carros andarem mais próximos.

O novo regulamento envolve uma mudança completa na abordagem da produção de downforce. A ideia é eliminar os complexos dispositivos aerodinâmicos que são dominantes no momento, principalmente na área da asa e dos bargeboards. Por exemplo, haverá uma asa dianteira muito mais simples e menos sensível.

Entretanto, a maior alteração ocorrerá na parte inferior do carro, com uma série de túneis Venturi alimentando um difusor duplo que produzirá grande parte do downforce do carro.

Nikolas Tombazis, chefe de assuntos técnicos dos monopostos da FIA, declarou: “Nós queremos possibilitar que os carros sigam uns aos outros de perto e tenham mais batalhas empolgantes. Queremos ter pneus que permitam aos pilotos lutarem entre si sem degradação ou dando apenas um curto intervalo para o piloto de trás atacar”.

“Eles são mais simples que os carros atuais porque vários dos pequenos componentes foram removidos, principalmente na frente das laterais, as asas dianteiras são mais simples. Há um difusor passando sob o carro – um tipo de canal Venturi. Há túneis sob as laterais da parte dianteira até a traseira”.

A crença é que a combinação do efeito solo – que foi introduzido pela Lotus no final dos anos 70, mas banido na década seguinte – aerodinâmica mais simples e defletores nas rodas dianteiras permitirá que os carros sigam uns aos outros bem mais de perto.

A geração atual de carros da F1 perde cerca de 45% de seu downforce quando está a dois carros de distância de outro. Os mais recentes dados de simulação para as ideias de 2021 apontam uma perda de 5 a 10%.

Tombazis acrescentou: “Dois fortes vórtices sugam grande parte da esteira da asa traseira, e como resultado, o que o carro de trás vê é um fluxo muito mais limpo. Então, nós temos uma redução massiva da perda de downforce para o carro que está seguindo”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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