F1 – Conclusões depois de 1/3 da temporada

quinta-feira, 13 de junho de 2019 às 13:15

Largada do GP da Espanha

Colaboração: Felipe Mateus

A Fórmula 1 completou 1/3 da temporada no GP do Canadá, foi a 7ª etapa das 21 previstas. E as 7 primeiras corridas já deixam algumas conclusões, como a superioridade de Hamilton em relação aos demais pilotos, os problemas com o carro da Ferrari, a escolha de Leclerc como 2º piloto e também a Red Bull, que não dá para ter certeza se Max Verstappen está tirando leite de pedra ou se Pierre Gasly não é aquele piloto que parecia ser. Então, vou fazer uma análise de cada uma dessas principais questões da temporada até agora.

Mercedes: A equipe surpreendeu logo na Austrália depois de ter problemas na pré-temporada e dominou a temporada até aqui. Há dois fatos que merecem destaque na equipe, o aparente crescimento do desempenho de Bottas, tendo conseguido duas vitórias e três poles, apesar da queda do finlandês nos últimos dois Grandes Prêmios. Caso ele retome a forma vista nos primeiros GPs da temporada, pode ser uma ameaça para Hamilton. O outro fator a ser analisado é o próprio Hamilton, que tem se mostrado superior ao resto do grid, principalmente nas batalhas com o seu principal rival, Sebastian Vettel, nas duas vezes em que eles se encontraram o alemão da Ferrari cometeu erros, nos GPs do Bahrain e do Canadá. O principal favorito ao título em 2019 é Lewis Hamilton.

Ferrari: Os italianos pareciam estar na frente na pré-temporada mas logo na Austrália eles perceberam estar atrás da Mercedes. Há três fatores a serem analisados na equipe, o primeiro é o próprio carro, que tem um conceito que funciona em pistas velozes e têm problemas nas outras pistas, algo semelhante a Williams em 2014. Esse conceito tem deixado a equipe para trás em 2019. Os outros fatores na equipe são a escolha de Leclerc como 2º piloto, a equipe tem deixado claro em diversos momentos, quando dá prioridade a Vettel e por vezes até prejudica Leclerc. Por fim, falando de Sebastian Vettel, ele tem cometido erros novamente em 2019, principalmente no Bahrain e no Canadá, onde ele teve problemas quando disputou posição com Hamilton, o alemão tem cometido erros já há algum tempo, e se quiser brigar pelo título novamente, ele deve voltar a ter uma melhor consistência.

Red Bull: A equipe trocou as unidades de potência Renault pela da Honda e em termos de velocidade a equipe melhorou, embora o desempenho esteja abaixo de Mercedes e Ferrari. Uma discussão sobre a equipe é o desempenho dos pilotos, enquanto Verstappen já conquistou pódios e anda consistentemente entre os 6 primeiros, Gasly tem tido dificuldades até agora. Isso merece um questionamento, será que Verstappen mais uma vez está provando sua qualidade e tem tirado leite de pedra com o carro ou o desempenho de Gasly está muito abaixo do que era esperado? Certamente o francês está sob pressão na equipe.

Renault: A equipe que prometia disputar pelo menos pódios em 2019 está longe do objetivo. Eles tiveram grandes dificuldades até o GP do Canadá, quando finalmente mostraram um bom desempenho. Mesmo com dois pilotos o carro da equipe ainda está abaixo das principais equipes.

Williams: A equipe está bem abaixo de todas as outras, e ainda conta com Robert Kubica e suas conhecidas dificuldades com as sequelas sofridas no acidente de rally em 2011. A queda da equipe já vinha decaído nos últimos anos, mas em 2019 atingiram o pior nível dos últimos anos, se não a pior temporada da história da equipe.

Felipe Mateus
Curitiba – PR

Quer ver todos os textos de colaboradores? Clique AQUI

Os artigos publicados de colaboradores não traduzem a opinião do Autoracing. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre automobilismo e abrir um espaço para os fãs de esportes a motor compartilharem seus textos com milhares de outros fãs.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.