F1 – Como funcionará o banimento das asas T e barbatanas

quarta-feira, 26 de abril de 2017 às 9:23
Asa T da McLaren

Asa T da McLaren

O Grupo de Estratégia e a Comissão da Fórmula 1 aprovaram nesta semana um plano para proibir as asas T e as barbatanas de tubarão em 2018, mas chegar a um regulamento viável exigiu um pensamento cuidadoso.

As enormes carenagens de motor com uma asa na parte superior dos projetos de 2017 da F1 emergiram devido a uma brecha no regulamento que não estava presente nos rascunhos originais.

Inicialmente, alguns projetistas estavam relutantes a perseguir os conceitos por razões estéticas, mas os benefícios de downforce e dirigibilidade ficaram claros.

A carenagem foi banida na área vermelha da imagem acima, mas o texto das regras de 2017 permitiu que uma área de 750 mm de largura entre essas caixas fosse utilizada.

Atualmente, as asas T ocupam um espaço de 50 mm à frente de onde a asa traseira se situava e podem ter uma largura de 750 mm, encorajando as equipes a experimentar diferentes configurações para atender suas necessidades.

A nova regra bane especificamente os componentes na área acima da carenagem do motor. Como a imagem abaixo mostra, será traçada uma linha teórica acima da qual as equipes não poderão ter nenhuma peça.

O novo artigo 3.5.1 c) do regulamento técnico da F1 para 2018 afirma: “Quando visto de lado, nenhuma carenagem à frente da linha central da roda traseira pode ficar acima de uma linha paralela à fronteira diagonal definida em a) (uma regra que especifica a dimensão da carenagem do motor) e cruzar a linha central da roda traseira 650 mm acima do plano de referência”.

Essas sentenças simples são suficientes para eliminar as barbatanas e as asas T. Por enquanto, tudo fica como está, com seis equipes usando as asas T no momento – mas o número pode aumentar no GP da Espanha, quando elas terão seus grandes pacotes de atualização.

 

LS - www.autoracing.com.br

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