F1 – Como aumentar a ultrapassagem? Olhe para Nurburgring, diz Tilke

quarta-feira, 9 de maio de 2018 às 12:11

GP da Alemanha de 2013 em Nurburgring

O projetista de circuitos da Fórmula 1, Hermann Tilke, nega as afirmações de que seus traçados não promovem boas corridas e diz que suas mudanças em Nurburgring explicam por que.

Falando ao site RaceFans, Tilke disse que “não é verdade” que ultrapassar é mais difícil nas pistas que ele projetou.

“Olhe para a corrida de Xangai e Bahrain este ano. O que aconteceu? Ultrapassagens. Mesmo com estes carros, que tornaram as ultrapassagens muito difíceis. E olhe para Austin. Sempre com ultrapassagens e disputas roda a roda. Então isso não é verdade”.

“Claro que você tem algumas corridas que são chatas. Mas você também tem jogos de futebol que são chatos. E se o mais rápido estiver na frente do carro menos rápido, nada acontece. Então o que então ? Então o mais rápido está indo e o segundo mais rápido está atrás. Nada acontece”.

Tilke disse que as mudanças que ele fez no circuito de Nurburgring em 2002 mostram que as ultrapassagens podem ser promovidas adicionando curvas lentas às pistas.

“A primeira versão de Nurburgring tinha uma chicane no final da reta”, explicou ele. “A rápida curva em S fazia com que os carros ficassem “um atrás do outro e com um longo intervalo entre os dois”.

“Então esta é a primeira coisa em que você pode estragar uma corrida durante a largada. E então fizemos essa curva mais fechada e muito larga”.

“Você tem isso e, novamente, você tem uma curva lenta. Isso reúne o pelotão novamente, como uma sanfona. Isso funciona em 70, 80% dos casos. Após a largada, depois de uma volta, os carros estão próximos. E então você pode ultrapassar”.

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.