F1 – Como anda o regulamento para 2021?

sexta-feira, 13 de setembro de 2019 às 13:43

Fórmula 1

As propostas para reativar o reabastecimento e fazer com que os pilotos de F1 façam duas trocas de pneus por corrida foram descartadas após a última reunião do Grupo de Estratégia do esporte, ainda bem!

Mas a reunião foi construtiva e houve progresso na finalização do novo pacote de regras do esporte para 2021. As possíveis mudanças na estratégia de corrida para 2021 foram tiradas da mesa após muitas críticas de uma proposta de reintrodução do reabastecimento, visto pela última vez em 2009. O presidente da FIA, Jean Todt, sugeriu isso como um meio de reduzir o peso dos carros, um problema reportado por vários pilotos.

No entanto, algumas equipes alertaram que permitir reabastecimento aumentaria os custos e tornaria as corridas muito mais previsíveis, assim como eram no tempo do reabastecimento, além de prejudicar mortalmente as ultrapassagens em pista.

Outra mudança de regras para 2021 propunha que os pilotos usassem três compostos de pneus diferentes por corrida e, portanto, fizessem duas paradas obrigatórias. Este plano também não encontrou eco.

Nenhum outro meio de reduzir o peso dos carros foi acordado devido aos custos envolvidos, que coincidem com a introdução do limite de orçamento. Apesar das reclamações de Lewis Hamilton e outros pilotos sobre o aumento do peso dos carros de F1, é improvável que o problema seja resolvido em 2021.

Pneus
A Pirelli continua seus preparativos para mudar para pneus de 18 polegadas após a próxima temporada, mas ainda está em debate uma proposta de proibição de aquecedores de pneus. As equipes estão questionando a mudança, que a FOM e a FIA desejam promover.

Uma nova reunião do Grupo de Estratégia será realizada no início do próximo mês, antes de uma votação eletrônica do Conselho Mundial do Esporte para aprovar as regras de 2021 antes do prazo final de 31 de outubro. Entretanto, algumas questões sobre o processo de governança foram levantadas, incluindo a aplicabilidade do poder de veto da Ferrari. A preocupação de Maranello com a padronização proposta para algumas partes em 2021 foi notada durante a reunião.

Embora a maior parte da reunião tenha sido focada em 2021, os planos para os pneus do próximo ano também foram debatidos. Após uma série de corridas animadas, o apetite por trocar os pneus no próximo ano diminuiu.

Os pneus de especificação 2020 da Pirelli devem ser testados pela primeira vez em Yas Marina após o GP de Abu Dhabi. Eles serão usados, a menos que as equipes concordem em continuar com os pneus atuais.

Novo formato de classificação
Um plano para experimentar novos formatos de final de semana de corrida durante a temporada de F1 de 2020 está sendo considerado pelas equipes.

A proposta requer o apoio unânime do grid para prosseguir após a finalização. As equipes reagiram positivamente à ideia de testar novos formatos em até três rodadas no calendário de 22 corridas de 2020 na F1.

O diretor da Ferrari, Mattia Binotto, disse ao La Gazzetta dello Sport na semana passada que as equipes apoiaram um plano para testar uma série de mini-corridas no sábado para determinar a ordem de classificação. Isso levou alguns relatórios a afirmar que as equipes concordaram em “desclassificar a classificação” da próxima temporada.

Mas parece que a proposta de ‘mini-corridas’ é apenas uma das várias opções sendo consideradas. Outras poderiam incluir corridas completas com o grid invertido ou no estilo Formula 2. As equipes estão realizando simulações dos vários formatos possíveis para ajudar a decidir qual deve ser testado no próximo ano.

O diretor de automobilismo da Formula 1, Ross Brawn, disse no mês passado que deseja aproveitar a estabilidade das regras técnicas da próxima temporada para avaliar possíveis mudanças nos regulamentos esportivos.

“O formato básico da corrida é bom”, ele disse, “mas uma corrida tipo sprint seria interessante ou alguma variação na classificação seria interessante? Acho que as equipes estão dispostas a fazer algumas variações durante um sábado ou outro para ver se conseguimos encontrar uma solução melhor.”

Atualização Autoracing das 14:18 horas
O chefe da Ferrari, Mattia Binotto, disse durante uma entrevista que todas as equipes (incluindo a Ferrari) chegaram a um acordo para uma mini-corrida no sábado, em vez de se classificarem para determinar o grid de largada para a corrida no domingo.

“Todas as equipes disseram que sim, inclusive nós”, disse Binotto ao Gazetta dello Sport agora há pouco. “Então em 2020 será feito.”

Entende-se que a corrida, provavelmente de 100 km, substituirá o Q3, mas só acontecerá em certos circuitos, principalmente em pistas onde as ultrapassagens são ‘difíceis’.

Enquanto os chefes da F1 agora consideram as propostas, Binotto deixou claro que, no que diz respeito à Ferrari, o esporte não deve se afastar de suas raízes históricas.

“Dois conceitos devem estar claros”, disse ele. “A F1 deve permanecer uma plataforma onde existe concorrência tecnológica. Essa é a única razão pela qual a Ferrari investe nela. Não gostamos de nenhuma tentativa de fabricar os carros da mesma forma.”

“Também deve permanecer uma categoria na qual os melhores vencem, porque tentar misturar as cartas está errado. Não é um show, é um esporte”, acrescentou.

“O regulamento que votaremos em outubro será o ponto de partida para continuar discutindo e melhorando”.

AS - www.autoracing.com.br

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