F1 – Comissão aprova motor V6 para a Formula 1 em 2014

quarta-feira, 22 de junho de 2011 às 16:21

f111-motor-honda-turbo-1983-350A Formula 1 deu um novo passo em relação ao novo regulamento de motores, que deverá entrar em vigor em 2013.

Hoje, Bernie Ecclestone ministrou uma reunião no aeroporto de Heathrow, com a intenção de discutir a questão do novo regulamento de motores quatro cilindros. Segundo Bernie, a idéia de implantar motores com esse layout na Formula 1, foi instaurada por Jean Todt, sem consultar a comissão da categoria.

O formato de novos propulsores com quatro cilindros acabou não agradando alguns fabricantes, como a Cosworth, a Mercedes-Benz e a Ferrari.

De acordo com o jornalista britânico Tom Cary, a Formula 1 agora chegou a um consenso: Continuar com os atuais V8 2.4 em 2013 e mudar para motores V6 de 1.6 litros equipados com turbo, em 2014. No entando, ainda não há uma confirmação oficial.

Segundo Cary, uma votação para eleger a nova configuração será feita na segunda-feira.

Vale lembrar que na famosa “era turbo” dos anos 80, os motores de configuração 6 cilindros em V foram os mais dominantes. Dos 6 títulos conquistados pelos motores turbo naquela década, apenas o de 1983, vencido por Nelson Piquet na Brabham-BMW, foi obtido com um motor de 4 cilindros. Todos os outros foram vencidos com motores V6 bi-turbo.

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.