F1 – Comentários pós treinos livres – McLaren – GP da Rússia 2018

sexta-feira, 28 de setembro de 2018 às 14:49

Lando Norris

Fernando Alonso, não participou/17º colocado: Sabíamos que vir para cá neste fim de semana poderia ser bem difícil para nós, então o desempenho de hoje foi bastante esperado. Também é por isso que optamos por alterar os componentes do motor aqui e aceitar uma penalidade. Depois de Monza e Spa, essa pista tem a maior necessidade de potência de toda a temporada – e sabemos que isso geralmente é um mau sinal para nosso desempenho. É algo que estamos tentando entender, por isso temos tentado diferentes configurações para reduzir o arrasto no carro. Igualmente, sabemos que não podemos fazer milagres de um fim de semana para o outro, então será difícil. A degradação parece bastante alta, por isso precisamos escolher uma boa estratégia para o domingo: a classificação não é muito significativa para nós neste fim de semana, mas ainda espero que possamos estar nos pontos na bandeira quadriculada. Um grande obrigado a Lando por esperar no pitlane por 20 minutos para a luz verde do TL1. Eu terei uma melhor posição de largada no domingo por causa dele – então estou muito feliz com o trabalho que ele fez hoje!

Stoffel Vandoorne, 16º/18º colocado: Temos tentado várias coisas diferentes nos dois carros durante o treino de hoje – tentando aprender sobre os pneus, que parecem bastante interessantes. Acho que todo mundo ficou surpreso com o quão grande é a degradação nas saídas mais longas. Normalmente, esta foi uma corrida de uma parada sem muita degradação, então a chave hoje era entender como os pneus estão funcionando. Eu acho que duas paradas ainda será complicado para fazer funcionar, já que a ultrapassagem é muito difícil por aqui. Mas vamos ver como a degradação acontece – geralmente é um pouco menos crítico em um domingo, então provavelmente ainda é uma parada única – , mas esperamos que a corrida seja um pouco mais interessante… Fernando e eu experimentamos o vácuo hoje: qualquer tempo de volta que podemos ganhar é importante, mas ainda é cedo para dizer o que faremos na classificação amanhã.

Lando Norris, 13º colocado/não participou: No geral, hoje foi um dia bom e divertido. Dirigir os carros de Fórmula 1 e Fórmula 2 no mesmo dia realmente oferece uma boa oportunidade para comparar os dois. O carro de F2 é divertido de dirigir, mas o carro de F1 é muito melhor. O carro de F2 se move muito mais, e muda de subesterço para sobresterço, enquanto o carro de F1 é geralmente mais agradável de dirigir. A maior diferença está na freada: você entra na curva de maneira muito diferente. Na F2, você freia mais cedo, parece que não consegue desacelerar o carro, e a transição entre soltar o freio e fazer a curva é diferente. A frenagem afeta toda a curva, então se você errar, tudo dá errado, então isso é uma grande diferença. É difícil pular de uma fórmula para outra – erros acontecem, o que eu queria evitar. Não é ideal fazer as duas coisas, mas a F1 é maior que a F2. Por mais que eu gostaria de ganhar o título da Fórmula 2, a F1 é onde eu quero fazer minha carreira no ano que vem. Fazer as duas coisas me deixa um pouco mais ocupado, isso é tudo!

Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer o GP da Rússia de Formula 1 no próximo domingo!

[the_ad id=”237860″]

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.