F1 – Comentários pós treinos livres – Ferrari – GP dos EUA 2012

sexta-feira, 16 de novembro de 2012 às 21:53

Fernando Alonso

Fernando Alonso, 3º colocado
Não é uma surpresa ver as duas Red Bulls na frente do pelotão: nas últimas corridas, eles vêm tendo o melhor pacote, portanto o resultado de hoje é lógico. Sabemos quais são os nossos pontos fortes – trabalho em equipe e confiabilidade – e vamos explorá-los ao máximo na luta. As atualizações que trouxemos para cá parecem estar funcionando, mas ainda precisamos olhar os dados com mais atenção antes de termos uma resposta definitiva. Estou feliz com isso, mas também é verdade que, apesar de estarmos dando pequenos passos à frente a cada prova, os outros estão fazendo o mesmo, então a distância entre nós continua inalterada. Se eu ficaria feliz sendo o terceiro novamente amanhã? Claro, mas estamos apenas na sexta-feira. Já estivemos nessa posição antes, e então alguns carros se colocaram à nossa frente no sábado. O circuito? Uma boa surpresa, mas já tínhamos uma idéia do que esperar devido ao simulador: é muito exigente, principalmente no primeiro setor, que é bastante veloz, você realmente pode sentir a aceleração de um carro de Fórmula 1. A pista é suave e nem um pouco porosa: me lembra Portimão, em Portugal. Portanto, se chover, poderá ser como pilotar em vidro.

Felipe Massa, 6º colocado
Hoje foi dedicado, acima de tudo, a conhecer esta nova pista: fizemos muitas voltas, principalmente com isso em mente. Pela manhã, o circuito estava sujo e escorregadio: não me lembro de ter pilotado em um asfalto que oferecesse tão pouca aderência. Então, a situação melhorou, nós começamos a ganhar confiança e encontrar os traçados corretos. Gostei muito da pista: é divertido pilotar aqui, e creio que veremos um grande espetáculo ao longo do fim de semana. Os pneus? Será importante descobrir como aquecê-los, principalmente na classificação.

Pat Fry
Nós completamos quase todo o nosso programa planejado, o que é sempre uma boa maneira de iniciar um fim de semana. Tínhamos alguns componentes aerodinâmicos para testar, e os primeiros sinais parecem positivos, mas teremos de avaliar os dados com cuidado antes de fazer escolhas para a classificação e a corrida. A pista é tecnicamente complexa e exigente, tanto para os pilotos quanto para os carros. Obviamente, com uma pista totalmente nova, o nível de aderência neste primeiro dia foi muito baixo, e a temperatura baixa certamente não ajudou. A degradação dos pneus parece bastante leve, mas ainda não temos dados suficientes para trabalhar. Uma das áreas nas quais precisaremos trabalhar extensivamente é a velocidade com a qual os pneus atingem a melhor temperatura operacional, o que vai ser crucial, principalmente para a classificação.

 

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