F1 – Comentários pós treinos livres – Caterham – GP de Mônaco 2013

quinta-feira, 23 de maio de 2013 às 17:11

Charles Pic

Charles Pic, 20º/20º colocado: O primeiro treino para mim foi ok. O volante pareceu um pouco leve na volta de instalação e nós ajustamos isso, e, em seguida, trabalhamos para minimizar as saídas de frente que tive no primeiro stint completo, encontramos um bom equilíbrio. Isso continuou na sessão da tarde e eu estou muito feliz com a forma como ela terminou. Eu não tive uma volta limpa com pneus supermacios, mas em ritmo de corrida sentimos melhoras, o suficiente para nos dar algumas opções para domingo. Fizemos um teste aerodinâmico na semana passada para ajudar a resolver alguns dos problemas que encontramos com o novo pacote na Espanha. Avaliamos isso pela manhã e os resultados iniciais são bons, o que nos dará ainda mais para trabalhar esta noite, além de um desempenho em potencial para extrair amanhã e no domingo. Outra coisa muito boa hoje foi que encontramos um equilíbrio que funcionou com ambos os compostos rapidamente, por isso fomos capazes de obter tudo o que podíamos em ambas as sessões. Nós não temos quaisquer problemas que nos preocupem, especialmente em comparação com o número de pequenos problemas que tivemos na Espanha, de modo que isso no coloca em uma posição melhor para sábado e domingo do que já estivemos em toda a temporada.

Giedo van der Garde, 19º/22º colocado: Eu definitivamente gostei do meu primeiro dia em um carro de F1 em Mônaco, acho que fizemos um bom progresso hoje. No primeiro treino os níveis de aderência na pista estavam tão baixos como seria de se esperar, mas no final da sessão foi possível forçar em toda a volta. Tivemos alguns problemas com o bloqueio da frente e, infelizmente, danifiquei uma asa dianteira na minha terceira tentativa, mas apesar disso foi tudo bem. Nós melhoramos a tração ao longo da sessão e começamos a solucionar as saídas de traseira que eu tive nas primeiras voltas. No segundo treino o carro imediatamente pareceu melhor, depois que fizemos mudanças de configuração e de peças, e as condições mais quentes da pista ajudaram os pneus a funcionarem mais rapidamente. A minha primeira tentativa foi boa. Fomos para os pneus supermacios e esperamos por uma brecha no tráfego. Mas, na minha volta rápida, as bandeiras vermelhas surgiram quando o acidente de Romain (Grosjean) danificou as barreiras. Foi um mau momento, pois eu estava definitivamente na minha volta mais rápida do dia e eu acho que teria feito um tempo em torno de 1min17s médio, mais representativo do nosso ritmo real hoje. Mas os treinos livres não são uma questão de voltas mais rápidas. São o que fizemos hoje, trabalhar em cima do programa, começar a entender como gerenciar os pneus e gerar o máximo de dados que pudermos para o pessoal trabalhar na pista e na fábrica. Tenho certeza de que sábado vamos mostrar o que podemos fazer por aqui e eu acho que as estratégias de pneus irão tornar a corrida muito interessante!

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