F1 – Comentários pós corrida – McLaren – GP de Mônaco

domingo, 29 de maio de 2011 às 18:51
j_button.01Jenson Button, 3º colocado
Primeiramente, fico satisfeito em ouvir que Vitaly (Petrov) está bem, depois de outro grande acidente neste fim de semana. Quanto à minha corrida, não errei nada, abri uma boa liderança, mas saí com ‘apenas’ 15 pontos no final. Porém, Monte Carlo é assim. Superamos Sebastian (Vettel) na primeira parada e então eu forcei como um louco com os super macios, inclusive tocando no muro algumas vezes. O carro estava bom e consegui uma boa vantagem, cerca de 15 segundos, tudo parecia ótimo naquele momento. Depois, fizemos outra parada para trocar os pneus – momentos antes da entrada do safety car. Naquela hora, ainda não havíamos utilizado o primário, significando que tínhamos de colocar outro jogo para terminar a prova. Restando 10 voltas, parecia que eu, Sebastian ou Fernando (Alonso) poderíamos vencer. Os pneus de Sebastian estavam acabando, e Fernando estava colocando muita pressão. Eu podia ver que Fernando estava se preparando para tentar ultrapassar na curva 1 – foi divertido assistir, porque ou eles iriam bater ou haveria uma oportunidade para eu tentar passar enquanto eles lutavam. Qualquer um de nós poderia ter vencido naquele ponto. Mas após a bandeira vermelha devido ao grande acidente de Vitaly, todas as equipes puderam colocar pneus novos – o que me impediu de fazer alguma coisa, porque nós três tínhamos o mesmo ritmo e eu perdi minha vantagem. A equipe fez um ótimo trabalho neste fim de semana e estou muito feliz. Realmente arriscamos e tínhamos de tentar algo diferente a fim de bater Sebastian aqui. Parecia promissor, mas não funcionou no final.
Lewis Hamilton, 6º colocado
Foi um fim de semana realmente decepcionante. Nesta tarde, na corrida, fiz algumas manobras agressivas em três pilotos – Michael (Schumacher), Felipe (Massa) e Pastor (Maldonado) – e fui penalizado por duas delas. Com Felipe, eu fui por dentro no hairpin, ele virou cedo e nos tocamos. Com Pastor, mais uma vez, usei a zebra interna, mas ele fechou a curva. As punições foram frustrantes: é realmente difícil ultrapassar aqui, e você raramente tem a oportunidade de fazer isso. Eu estava correndo com meu coração e só queria proporcionar um bom espetáculo para todos.
Martin Whitmarsh, chefe da equipe
Nosso carro teve muito ritmo aqui em Monte Carlo hoje – ritmo de vencedor, de fato – e, portanto, acho que precisamos nos considerar um pouco azarados por não converter essa velocidade na vitória que poderia ter sido alcançada. Escolhemos uma estratégia de três paradas para Jenson – e se a corrida não tivesse sido interrompida pela bandeira vermelha exatamente quando Jenson havia chegado em Sebastian e Fernando, creio que essa escolha teria se revelado correta. Agora, é claro, nunca saberemos – mas é inegável que Sebastian e Fernando tinham pneus bastante desgastados no final, enquanto os de Jenson estavam relativamente novos, portanto tínhamos boas chances de aproveitar essa vantagem para ultrapassar a Ferrari e a Red Bull nas últimas voltas. Mas, como eu disse, a bandeira vermelha arruinou essas chances. Tendo dito isso, Jenson pilotou não apenas impecavelmente, mas também foi muito veloz. Na verdade, ele completou a 10.000ª volta na liderança da equipe hoje, uma estatística impressionante. Em sua perseguição, ele chegou na batalha Sebastian-Fernando andando quase dois segundos por volta mais rápido, ainda conseguindo economizar seus pneus. Foi uma performance excelente. Lewis, por contraste, teve uma tarde frustrante. Acredito que a realidade é que, se você larga longe da frente do grid aqui em Monte Carlo, sempre correrá o risco de se envolver em incidentes – principalmente se, como Lewis, você é um piloto agressivo que nunca desiste. Mas Lewis é assim. É por isso que é um piloto fantástico, é por isso que assisti-lo correr é tão emocionante. Portanto, sim, ele está desapontado, porque foi muito rápido aqui durante todo o fim de semana, mas isso é Monte Carlo, as corridas são assim; a vida é assim. Imediatamente após a prova, ele estava muito desanimado, e durante uma entrevista de TV, fez uma brincadeira de mau gosto sobre suas punições onde se referiu a Ali G. Entretanto, fico feliz em dizer que ele decidiu retornar à pista pouco tempo depois para conversar com os comissários sobre a brincadeira. Eles aceitaram sua explicação. Resumindo, Sebastian provavelmente teve um pouco mais de sorte do que Jenson hoje, mas ele pilotou bem, então parabéns. Contudo, em Montreal, vamos esperar que seja a nossa vez de ter um pouco de sorte ao nosso lado.

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.