F1 – Comentários pós corrida – Ferrari – GP de Cingapura 2012

domingo, 23 de setembro de 2012 às 14:39

Fernando Alonso, 3º colocado
No final, tudo correu bem, mas, definitivamente, não podemos continuar assim. Meu rival mais próximo não vai abandonar sempre, como aconteceu nas últimas duas corridas, e não podemos pensar em seguir para o final da temporada com classificações como a de ontem, quando nossa performance ficou a quase um segundo do melhor. Na pista, conseguimos aproveitar ao máximo o que temos, cometendo poucos ou nenhum erro, graças ao ótimo trabalho da equipe: só por isso, merecemos estar onde estamos na classificação. Hoje, abrimos vantagem sobre três dos nossos quatro principais competidores, o que é positivo. Provavelmente, este foi o circuito mais difícil para nós; vamos encontrar características parcialmente similares na Coréia e em Abu Dhabi, mas espero que, quando chegarmos lá, tenhamos encontrado um modo de melhorar o carro. A largada certamente não foi uma das minhas melhores da temporada, mas, felizmente, consegui recuperar minha posição de di Resta imediatamente. Na minha primeira parada, encontrei tráfego, mas havia sentido que os pneus estavam começando a se degradar demais, portanto optei por parar. Com os pneus macios, fomos mais competitivos, mas depois do segundo pit-stop, o safety car entrou, o que favoreceu Button e Vettel. Antes da relargada, os dois líderes quase colidiram, e eu perdi alguns metros, porque estava mudando as configurações no volante. Naquele ponto, não sabíamos se precisaríamos parar novamente, mas quando veio a segunda neutralização e alguns pilotos pararam, decidimos ficar na pista, mesmo não tendo certeza se iríamos sofrer com a degradação dos pneus nos estágios finais, mas não foi o caso, e chegamos confortavelmente ao pódio. Foi uma prova muito difícil fisicamente, definitivamente a mais cansativa de toda a temporada: 300 quilômetros neste calor e com uma umidade tão alta é muito estressante.

Felipe Massa, 8º colocado
Foi uma corrida muito dura e difícil. Lamento o que aconteceu na primeira curva, porque, sem o furo, eu certamente poderia ter terminado muito mais perto de Fernando, o que teria sido importante para ambos os campeonatos. Depois que parei, o objetivo era simples: tentar fazer os pneus durarem o maior tempo possível, e, ao mesmo tempo, andar o mais rápido possível. Felizmente, os dois períodos de safety car agruparam novamente o pelotão, mas também é verdade que eu nunca teria pensado em fazer um trecho tão longo quanto o meu último com os super macios. Hoje, a performance de 2012 definitivamente foi bastante diferente da que havíamos visto nos dois dias anteriores: parecia que eu estava pilotando um carro diferente. Até mesmo no final, tentei forçar para ganhar algumas posições, e só comecei a pensar em levar o carro até o final nas últimas duas voltas, considerando que os pneus estavam praticamente acabados. A manobra sobre Senna? Creio que as regras são muito claras e é preciso respeitá-las: eu já estava ao lado dele e ele tinha de me deixar espaço, mas me espremeu no muro. McLaren e Red Bull estão muito fortes, mas acho que o resultado de hoje não é tão ruim para a equipe: Fernando conseguiu marcar um bom número de pontos. É claro que temos de melhorar nossa performance, principalmente na classificação.

Stefano Domenicali
Foi um fim de semana muito difícil, mas o resultado final pode ser considerado positivo. É verdade que a vantagem de Fernando sobre o rival mais próximo foi reduzida, mas ele também aumentou a diferença sobre três de seus quatro rivais mais próximos. Quanto aos construtores, a situação é basicamente a mesma: o líder está um pouco mais distante, mas o segundo colocado está ligeiramente mais perto. A performance de hoje foi melhor do que na classificação, também em termos de comportamento dos pneus. Na verdade, tivemos azar: se não fosse pelo furo de pneu na primeira volta, Felipe certamente teria terminado mais à frente, e o primeiro período de safety car certamente não ajudou. Restam seis GPs para o final da temporada, e precisamos dar um passo à frente em termos de performance, porque não podemos depender puramente da falta de sorte dos outros. Temos de melhorar bastante em circuitos que exigem pressão aerodinâmica máxima. Tendo dito isso, não podemos nos desesperar, já que é melhor trazer poucas atualizações que funcionem do que trazer atualizações demais. É nessa área que precisamos melhorar, e será uma das nossas prioridades nos próximos dias. A outra, que sempre é a principal, será a confiabilidade: quanto mais o campeonato se aproxima do final, mais alto o preço que você paga pelo menor erro.

 

LS - www.autoracing.com.br

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