F1 – Comentários pós corrida – Ferrari – GP da Europa

domingo, 26 de junho de 2011 às 16:40

f111-ferrari-felipe-massa-close-350Fernando Alonso, 2º colocado: Eu estava determinado a chegar ao pódio. Na minha coleção de troféus, os únicos faltando agora são os dos grandes prêmios de Abu Dhabi e naturalmente da Índia. Espero que eu possa completar a coleção até o final do ano! Fiquei muito satisfeito com o gosto do champagne de novo, especialmente na frente desta multidão encantadora em Valência, uma cidade incrível, onde há uma grande paixão por corridas. Este resultado significa muito para mim. É difícil ver as arquibancadas quando você está dirigindo, mas eu podia sentir que havia um grande entusiasmo quando passei Webber. Este é um resultado positivo para toda a equipe, já que confirma que estamos trabalhando na direção certa. Hoje os primeiros cem metros de corrida não foram os melhores, mas eu sabia que largar do lado sujo me custaria algo, então eu tive a sorte de encontrar um espaço no lado de fora da sujeira. Era importante ameaçar as McLarens imediatamente, pois eles eram mais lentos do que nós hoje, o que significava que depois de superá-los, deveriamos focar no Webber e acabamos atingindo o nosso objetivo. Então, quando eu tinha certeza que Mark estava atrás de mim, tentamos pensar em Vettel. Você nunca sabe o que pode acontecer na Fórmula 1. A estratégia deu certo e os pneus macios foram a escolha certa. As Red Bulls estão ainda significativamente superiores, mas foi igualmente importante ficar perto e evitar que elas fizessem uma dobradinha. Devemos continuar assim, crescendo corrida após corrida. Sabemos que em Silverstone será muito difícil, porque é uma das pistas que mais favorecem os carros da Red Bull.

Felipe Massa, 5º colocado: Foi uma boa corrida onde lutei constantemente com os outros pilotos. Eu tentei tirar o máximo proveito dos pneus macios, porque avaliei que com o médio o nosso ritmo não era tão bom. Foi uma pena ter acontecido o problema no meu segundo pit stop, quando eu perdi quatro ou cinco segundos, o que me custou a chance de lutar contra Hamilton pelo quarto lugar. Eu acho que pelo que tenho visto em termos de desempenho, hoje deveriamos ter ambos os carros na frente das McLarens. Eu tive um começo de prova muito bom, passando Hamilton e Fernando. Também tentei atacar Webber, mas ele fechou a porta e quase nos tocamos, assim Fernando teve a chance de ir por fora e me passar. Eu tive alguns problemas com o meu segundo jogo de pneus macios, mas com outro jogo que eu colocaria, que já era usado, as coisas acabaram melhorando. No final, até mesmo os pneus de composto médio não eram tão ruins e eu era capaz de fazer tempos competitivos com eles. Agora chegamos ao fim de semana em Silverstone. Vamos ver se conseguiremos continuar com o progresso visto nas últimas três corridas. Também será importante ver a escolha de pneus que a Pirelli fará. Claramente se eles escolherem a combinação de pneus médios e duros, será mais difícil para nós.

Stefano Domenicali, chefe de equipe: Nossa única meta tem que ser a vitória, pois somos a Ferrari no fim das contas. Mas hoje, considerando todas as coisas, podemos ficar satisfeitos com este resultado. Foi uma corrida emocionante e muito equilibrada.  Fernando e Felipe fizeram grandes corridas, lutando até o fim com seus principais rivais. O espanhol, na frente de sua torcida, conseguiu terminar à frente de uma Red Bull para garantir um lugar fantástico no pódio. O único ponto negativo foi a parada de Felipe segundo pit, que poderia muito bem ter custado a ele a chance de lutar até o fim com Hamilton pelo quarto lugar, mas ele também fez uma corrida forte, especialmente no início, onde ele conseguiu ganhar até duas lugares e atacar Webber. Agora temos que continuar o desenvolvimento do carro, em preparação para Silverstone, onde queremos confirmar o progresso que fizemos em um circuito cujas características são as menos adequados para o nosso carro. Também descobriremos se a mudança técnica feita pela FIA mudará algo ou não. Todo mundo vai perder um pouco em termos de desempenho, por isso é um caso de ver quem pagará o “preço mais alto”.

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.