F1 – Comentários pós classificação – Ferrari – GP do Japão

sábado, 8 de outubro de 2011 às 11:56

f111-alonso-canada-sexta350Felipe Massa, 4º colocado: Foi uma sessão de classificação difícil, mas pelo menos conseguimos manter uma dos quatro melhores carros atrás de nós. Nunca é fácil dar uma volta perfeita aqui e minha última ida para a pista foi muito boa, mesmo perdendo um pouco no setor final. Amanhã, será importante uma boa largada. Hamilton ao meu lado no grid? Não faz diferença para mim se é ele, ou qualquer outra pessoa. A corrida será complicada, com muitas paradas para trocar os pneus, que mostram uma degradação significativa aqui, a estratégia irá desempenhar um papel fundamental. Será vital encontrar o ritmo certo, de modo a ser rápido, mas ao mesmo tempo, poupar os pneus. Ultrapassagens não serão fáceis, apesar do KERS e do DRS. Nosso objetivo é o pódio: largaremos perto dele, por isso é uma expectativa realista.

Fernando Alonso, 5º colocado: Não estou muito surpreso com esse resultado: no final do dia, McLaren e Red Bull têm sido mais rápidoS do que todos nós, durante todo o fim de semana. Pelo menos conseguimos chegar à frente de Webber. Eu pareço ter um bilhete de temporada para o quinto lugar neste ano. Pelo menos, isso significa que eu largarei do lado limpo da pista. Amanhã espero que degradação dos pneus  seja significativa, o que será uma característica-chave da corrida, com a possibilidade de vários pit stops. Isso significa que a estratégia terá um papel muito importante. Esperamos não sofrer com os mesmos problemas que sofremos em Cingapura, há duas semanas. Tentaremos  fazer as melhores escolhas e lutar por um lugar no pódio, que é uma meta realista. Como se viu na qualificação, a McLaren parece muito perto de Red Bull aqui. A largada será também um momento importante: tanto eu e Felipe tentaremos colocar pressão sobre os mais próximos de nós. Minha primeira saída para o Q3? Eu estava me esforçando ao máximo, mas depois de olhar para a análise tempo de volta, eu não acho que eu poderia ter feito muito melhor do que fiz na minha segunda ida à pista.

Stefano Domenicali, chefe de equipe: Antes de falar sobre o nosso desempenho de hoje, gostaria de aproveitar esta oportunidade para uma observação mais geral. Mais uma vez hoje, como já aconteceu antes, durante esta temporada, vimos carros – nada menos do que quatro no Q3 – desistirem de fazer uma volta rápida. Longe de mim criticar aqueles que fizeram esta escolha, o que é absolutamente respeitável a partir de um ponto de vista técnico, acho que isso mostra que algo não está bem na forma como a qualificação é gerida e nós devemos ter algum pensamento cuidadoso para o futuro, porque eu não acho que é uma coisa tão boa para os espectadores na arquibancada e para aqueles que estão assistindo na televisão. Passando para o nosso resultado, eu tenho que dizer que é mais ou menos o que esperávamos. Sabemos onde estamos no momento tecnicamente e temos que tentar tirar o máximo de cada oportunidade para lutarmos por um pódio.

FH – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.