F1 – Comentários pós classificação – Ferrari – GP de Abu Dhabi 2012

sábado, 3 de novembro de 2012 às 14:20

Fernando Alonso

Fernando Alonso, 7º colocado
Nas três sessões de treino, ficamos perto desta posição, então seria otimista demais esperar mais na Q3: um lugar entre o quinto e o oitavo estava dentro das nossas expectativas antes da classificação, e é onde estamos. Eu fiz quase o mesmo tempo em três ocasiões entre a Q2 e a Q3, o que significa que não havia mais nada. Estou satisfeito com o trabalho que fizemos hoje, porque extraímos até a última gota de performance do carro. As atualizações que trouxemos para cá melhoraram nossa performance, mas os outros não ficaram parados. Normalmente, o sábado é o dia no qual mais sofremos, enquanto as coisas sempre melhoram no domingo: esperamos que também seja o caso desta vez. Também é verdade que, com tão pouca degradação dos pneus, as escolhas estratégicas são muito mais limitadas, assim como as oportunidades para ganhar posições. Sabemos que, nas três etapas restantes, precisamos marcar 14 pontos a mais do que Vettel, e esse é o nosso único objetivo.

Felipe Massa, 9º colocado
Definitivamente, é um fim de semana difícil e complicado, pelo menos até agora. Esperávamos poder largar um pouco mais à frente, pelo menos nas três primeiras filas do grid. Na Q3, eu optei por um programa diferente do de meu companheiro de equipe, parcialmente porque só tinha um jogo de opcionais novos disponível. Olhando para trás, alguém poderia dizer que não foi a melhor escolha, mas é sempre fácil ser inteligente com o retrospecto. Eu não tinha todas as atualizações que trouxemos para cá: com certeza, não foi ótimo, mas, olhando o resultado de Fernando, não fez diferença. Na última volta, tive uma ligeira saída de traseira em uma curva que me custou alguns centésimos: talvez eu pudesse ter sido oitavo, mas não teria mudado muito. Honestamente, hoje teria sido difícil fazer mais do que isso. Esperamos que, graças ao ritmo de corrida, que tradicionalmente é o nosso ponto forte, possamos ganhar algumas posições amanhã. Este circuito parece ser particularmente bom para alguns carros: a McLaren não foi rápida nas últimas três provas, mas Hamilton conquistou a pole com tranquilidade aqui.

Stefano Domenicali
Obviamente, não estamos felizes, na verdade estamos bastante decepcionados com este resultado. Não conseguimos dar aos nossos pilotos um carro com o qual eles pudessem lutar pelas primeiras filas do grid, apesar de todos os nossos melhores esforços aqui e na fábrica em Maranello. É verdade que, na corrida, quase sempre vimos a diferença em relação aos melhores reduzida, mas não podemos sempre esperar performances excepcionais como a que Fernando teve no último domingo na Índia. Entretanto, é uma loucura ver como as coisas mudaram em apenas uma semana, com a ordem variando em meio segundo de pista para pista. Contudo, não faz sentido chorar sobre o leite derramado: vamos arregaçar nossas mangas e nos concentrar na preparação para a prova de amanhã. Eu digo frequentemente: os pontos são dados no domingo, e a soma será feita no final da temporada. Temos a obrigação de fazer o máximo em todas as áreas, e não pode haver absolutamente nenhuma dúvida sobre isso.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.