F1 – Comentários pós classificação – Ferrari – GP da Índia 2013

sábado, 26 de outubro de 2013 às 13:08

Felipe Massa

Felipe Massa, 5º colocado

“Estou satisfeito com minha classificação, mesmo se não consegui fazer uma volta perfeita. Infelizmente, eu perdi tempo no segundo setor e isso pode ter me custado uma ou duas posições, mas estamos na briga e vamos fazer nosso melhor. Diferente do meu companheiro e outros pilotos, eu decidi usar os pneus macios, porque em Nurburgring, essa estratégia de largar com os médios não funcionou. Será interessante ver quem acertou, e acho que a resposta virá já no primeiro stint. Tudo dependerá do comportamento dos pneus: mesmo se hoje os médios pareciam muito melhores, a evolução da pista pode diminuir o desgaste dos macios. Não vai ser uma corrida fácil, porque com vários pilotos usando estratégias diferentes, tudo pode acontecer. Eu tentarei ultrapassar Webber logo na largada, porque tenho que aproveitar que ele está com os pneus médios. Espero ter escolhido a melhor estratégia para amanhã, para que possa fazer uma corrida forte e brigar pelo pódio.”

Fernando Alonso, 8º colocado

“Antes da classificação, nós avaliamos quais seriam as melhores estratégias para a corrida e, claramente, ficamos em dúvida entre duas. Usando os macios no Q3, poderíamos ter largado mais para frente, enquanto que os médios poderiam significar mais tempo no tráfego. Mas se nossos cálculos estiverem corretos, os pilotos que largarem com os macios terão que parar em torno da sexta volta. Isso os colocaria atrás de carros mais lentos, que ficarão na pista até a trigésima volta. É verdade que, em algum ponto da prova, eu também terei que colocar os macios, o que nos deixará em dificuldades e teremos que estar preparados. Na sexta-feira, eu consegui completar quinze voltas com eles, enquanto que hoje apenas três, e é por isso que é impossível prever o que irá acontecer amanhã. Saberemos apenas depois da bandeira quadriculada quem terá acertado. Do lado positivo, pelo menos um dos nossos dois carros, eu ou Felipe, deve estar em uma boa posição para ajudar a equipe na briga pelo Campeonato de Construtores, que é nossa prioridade.”

Pat Fry, diretor da equipe

“A performance dos pneus continua sendo muito importante aqui na Índia, nos treinos livres e na classificação, onde fizeram o grid inteiro quebrar a cabeça pensando em estratégias para a corrida. O resultado de amanhã será determinado pela performance dos carros, baseado na escolha de cada um. Nós escolhemos duas situações diferentes para cada um dos nossos pilotos. A degradação dos pneus pode se tornar um fator chave nesta prova. Tudo pode acontecer. Os macios podem durar mais ou menos do que o previsto. A estratégia poderá fazer a diferença, mas teremos que esperar para ver.”

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.