F1 – Com baixo desgaste, diferença entre os pneus é de 0s7 em Mônaco

Mario Isola e Paul Hembery

Mario Isola e Paul Hembery

A volta mais rápida nos 75 anos de história do Grande Prêmio de Mônaco foi estabelecida durante o segundo treino livre (TL2) nesta tarde, feita pelo piloto da Ferrari, Sebastian Vettel, que marcou o tempo de 1m12s720, superando o recorde anterior que era de Sebastian Vettel com a marca de 1m13s556 quando fez a pole em 2011.

Como esperado, o composto ultramacio provou ser cerca de 0,7 segundo mais rápido do que o supermacio. Com a degradação praticamente inexistente, o pneu roxo é esperado ser o favorecido para a qualificação e a corrida. O horário incomum em Mônaco, com treino livre na quinta-feira, sem atividade de pista na sexta-feira e com o traçado aberto ao tráfego normal da noite para o dia, significa que o padrão normal de evolução da pista é afetado, ficando com muito pouca borracha.

Para extrair o máximo dos pneus, muitos pilotos fizeram uma volta de preparação antes da volta voadora: com o gerenciamento do tráfego, sendo outro fator chave na busca por tempos mais rápidos.

Mario Isola, líder de competições de veículos da Pirelli: “Mônaco não é um circuito de muitas surpresas: vimos ação de pista muito limitada com o composto macio, ficando a maior parte do tempo no ultramacio, exatamente como esperávamos. Mesmo este composto está no espectro duro para as condições muito específicas de baixa aderência do Mônaco: em um cenário ideal, nós traríamos compostos especializados para este evento, ainda mais suave do que o ultramacio atual. No entanto, já vimos a volta mais rápida da história em Mônaco, mesmo no primeiro treino livre, que se tornou ainda mais rápida no segundo treino livre. Alguns pilotos que querem fazer algo diferente na qualificação podem optar por correr com o supermacio no Q2 no sábado e, em um evento de entrada antecipada do carro de segurança, esta é uma aposta que pode dar certo.”

EB - www.autoracing.com.br

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