F1 – Carro da Ferrari sob suspeita?

quinta-feira, 13 de abril de 2017 às 16:20
Ferrari - assoalho segmentado

Ferrari – assoalho segmentado

O site alemão Auto Motor und Sport levantou desconfianças de engenheiros de equipes adversárias em relação ao carro da Ferrari

O que Ferrari tem em seu assoalho?
Quando a Ferrari é vitoriosa, a competição fica muito mais acirrada na Formula 1. Mas com um olhar mais atento, você já deve ter visto que a parte inferior da carroçaria (assoalho), a asa traseira e o difusor flexionam durante a condução. São provas circunstanciais, não definitivas que o carro está fora do regulamento.

O novo SF70H da Ferrari é um carro polivalente. Ele é rápido no calor e frio, com pneus duros e macios e em curvas lentas e rápidas. E agora a pergunta: Como isso é possível?

O chefe da equipe da Mercedes, Toto Wolff ficou impressionado com a facilidade da Ferrari nas curvas rápidas 7 e 8 do Circuito de Xangai : “Os pilotos apenas viravam o volante e o carro nem se mexia através das curvas.” Daniel Ricciardo comentou que “as Ferraris nas saídas de curva muitas vezes nem usavam as bordas da pista (zebras). Isso mostra que eles ainda têm reservas.”

Tiras de carbono suspeitas no assoalho da Ferrari
Os primeiros rumores vieram à tona durante os testes. Com uma tira de carbono de 2 metros de comprimento no piso inferior integrado a sensores de temperatura, a concorrência ficou intrigada. Após 6 dias, a textura de carbono voltou a ser uniforme. Até hoje não se sabe o que estava escondido por trás daquilo.

As equipes adversárias ainda fizeram fotos diligentemente, também na pista. De acordo com seu testemunho, isso mostra como a superfície inferior tem flexionado para baixo nos lados e, assim, forma uma espécie de túnel. Isso poderia ajudar a proteger o fluxo de ar sob o carro ‘lindamente’ para o exterior.

As fotos mostraram ainda mais. Alegadamente, a asa traseira flexiona em alta velocidade, assim como o difusor. Desta forma, pode-se aumentar a velocidade máxima, sem comprometer o downforce nas curvas.

Assoalho da Ferrari dividido em três segmentos
Em Xangai, algumas equipes confirmaram suas suspeitas:. Um engenheiro nos disse: “Fizemos gravações em câmara lenta de Raikkonen no treino, com a borda do assoalho realmente flexionado para os lados”.

No entanto, o efeito não excede a largura total. A FIA mede a rigidez do assoalho em dois pontos. Na frente da lâmina e nas bordas imediatamente antes das rodas traseiras. A Ferrari passou neste teste. Entretanto, a flexão foi observada apenas numa gama até cerca de 20 centímetros na frente das rodas traseiras.

Borda do assoalho flexível?

Borda do assoalho flexível?

O assoalho do Ferrari SF70H ainda tem até agora uma característica especial. Embora ele consista em uma única peça, ele parece ser dividido em três segmentos individuais.

O segmento do meio é significativamente maior em comparação com os outros dois. Quando os sensores são colocados, a temperatura do pneu traseiro é medida. Você pode ver a divisão para os outros segmentos do assoalho pela visão lateral na primeira imagem desta matéria.

Em 2011 a Red Bull tinha uma asa dianteira que flexionava e isso obrigou a FIA a revisar alguns de seus testes em “elementos móveis”. Agora desconfia-se que a Ferrari tem segmentos do assoalho que flexionam.

Asa dianteira do Red Bull de 2011

Asa dianteira do Red Bull de 2011

Agora, todo mundo está intrigado para saber o que está escondido debaixo do assoalho. A imaginação não tem limites. A Ferrari esconde lastro ali? Os segmentos são feitos de diferentes estruturas rígidas de carbono? São instalados dentro das linhas de protuberância? Fotos de espionagem de equipes adversárias ainda não foram capazes de mostrar qualquer coisa suspeita. Aparentemente, pelo menos “corpos estranhos” não parecem integrados na protuberância debaixo do assoalho.

Por que a asa traseira da Ferrari tem dois pilares?

Ferrari - dois pilares na asa traseira

Ferrari – dois pilares na asa traseira

Os adversários da Ferrari também afirmam que a asa traseira e o difusor flexionam em alta velocidade. Isto reduziria a resistência do ar (arrasto) e proporcionaria uma melhor velocidade máxima. Na corrida, Mercedes e Ferrari estão separadas por apenas 0,9 km/h nas longas retas.

Também para esta teoria, os técnicos têm índices. Você quer saber por que a Ferrari é o único carro que tem dois apoios de asa traseira. Aerodinamicamente, isso não faz sentido. “Cada pilar ou apoio perturba o fluxo do ar. Se você tem dois deles, você está lidando com este erro duas vezes”, diz um engenheiro.

Os engenheiros dizem que os dois pilares estão lá especificamente para flexionar a asa. Não é a primeira acusação deste tipo. Anteriormente, diferentes equipes foram suspeitas de ganhar velocidade máxima com este truque.

Quanto ao assoalho, as suspeitas chegaram até os inspetores da FIA. Por enquanto eles não disseram nada ainda, mas não está escrito em lugar algum que o teste de rigidez do assoalho tem que ser feito apenas nos dois locais predeterminados. As regras permitem que a FIA mude a inspeção a qualquer momento.

AS - www.autoracing.com.br

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