F1 – Brown: McLaren está “perdendo muito dinheiro” na Formula 1

Zak Brown

O CEO da McLaren Racing, Zak Brown, revelou que sua equipe de F1 está “perdendo muito dinheiro” e avalia uma possível entrada no Campeonato Mundial de Endurance.

Assim como sua equipe de F1, a McLaren comprometeu-se em tempo integral com a IndyCar em 2020, unindo forças com a equipe Arrow Schmidt Peterson Motorsport para formar a Arrow McLaren SP.

A McLaren também está procurando uma rota para a classe superior do WEC, mas isso dependeria da convergência com o conceito DPi 2.0 do IMSA WeatherTech Sportscar Championship.

Construir seu próprio hipercarro para a categoria seria inacessível para a McLaren, e Brown admite que eles estão procurando uma rota “fiscalmente responsável” para entrar.

Brown também revelou que a McLaren está “perdendo muito dinheiro” na F1, mas ainda continua lá porque espera que a categoria se torne “sustentável” sob o teto do orçamento a partir de 2021.

Perguntado se seria sustentável ter equipes em três categorias, Brown disse: “Sim. Mas, no momento, são só duas e estaremos na terceira se for sustentável, e é por isso que não entramos nas três hoje mesmo.”

“Não estamos confortáveis que possamos fazer isso funcionar financeiramente. A IndyCar é um bom negócio, podemos fazer isso funcionar. Nós fizemos um bom negócio. Acredite ou não, fizemos isso funcionar este ano, mesmo com o fiasco de não se classificar para a Indy 500.”

“Estamos perdendo muito dinheiro na Formula 1, mas o novo limite de custo está chegando, o patrocínio está indo muito bem. Vemos a trajetória da Formula 1 se tornando sustentável, e é por isso que agora estamos olhando para carros esportivos.”

“Se conseguirmos um modelo de negócios que funcione, entraremos, mas o que não vamos fazer é entrar em outra categoria, qualquer categoria de corridas que não seja responsável financeiramente”.

A Toyota e a Aston Martin confirmaram seu lugar na classe WEC Hypercar a partir da estreia em 2020/21, e depois de ouvir que a Toyota vai gastar “cerca de USD 40 milhões”, Brown pediu aos chefes da categoria que mantenham os custos sob controle.

“Acho que a Toyota gastará cerca de USD 40 milhões”, revelou Brown. “Não acho que você precise gastar USD 40 milhões, acho que talvez possa gastar metade disso.”

“Mas acho que quem tem o maior talão de cheques historicamente é quem ganha. Eu acho que eles precisam criar uma fórmula em que fique cada vez mais difícil jogar mais dinheiro na categoria.”

“Portanto, a faixa de USD 20 a 40 milhões é onde as coisas se situam e queremos chegar ao limite inferior disso. Mas precisamos ter certeza de que podemos ser competitivos com esse nível de investimento.”

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.